v. 24 (2021)

					Visualizar v. 24 (2021)
Publicado: 2021-03-08

Editorial

Artigos Originais

  • Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades THEORETICAL FOUNDATION AND PROPOSAL OF ACTIVITIES

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68301
    Dieisson Vasques, Diego Paixão, Flávio Antônio de Souza Castro
  • Articulações entre pesquisa e estágio: a pesquisa-ação enquanto estratégia de formação em educação física

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65901
    Jamile Dal-Cin, Neusa Dendena Kleinubing
  • QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma análise nas zonas distritais de Rio Grande-RS

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66619
    Thais Mortola Dias, Giovanni Felipe Ernst Frizzo
  • Dificuldades encontradas pelos professores de educação física para incluir estudantes com deficiência intelectual: um estudo bibliográfico

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64211
    Cassia Cristina Bordini Pirolo, Celia Regina Vitaliano, Nilton Munhoz Gomes
  • O rendimento escolar e o esporte na vida de alunos/atletas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64737
    Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Rogerio Zaim-de-Melo, Alcides José Scaglia, Marcelo José Taques, Ana Paula Moreira de Sousa
  • Inserção das lutas na educação física escolar da cidade de Muriaé-MG

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67744
    Nicoly Rocha Ferreira, Júlia Loth Costa, Tassiana Aparecida Hudson, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles
  • A dança e seus significados na comunidade Quilombola Kalunga em Goiás/Brasil Inexistente.

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65166
    Rosirene Campelo dos Santos, Reigler Siqueira Pedroza, Dulce Maria Filgueira de Almeida
  • Educação física e mídia: perspectivas docentes sobre a abordagem dos temas corpo e saúde na escola

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65690
    Cássia Marques Cândido, Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra, Alexandre Palma de Oliveira, Monique Ribeiro de Assis
  • Mulheres no futebol: uma análise midiática pela perspectiva dos estudos culturais A MEDIA ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF CULTURAL STUDIES

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68583
    Andressa Araujo Furquim, Maísa Ferreira, Nara Romero Montenegro, Rubens Antonio Gurgel Vieira
  • Produtividade na pós-graduação stricto sensu em educação física do Rio de Janeiro: as publicações do corpo docente sob investigação PUBLICATIONS OF THE TEACHING BODY UNDER RESEARCH

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.57610
    Débora Leonel Peluso, Alan Camargo Silva, Felipe da Silva Triani, Silvio de Cassio Costa Telles, Sílvia Maria Agatti Lüdorf
  • Educação física e aulas remotas: um olhar para o trabalho com alunos com deficiência em escolas do Rio Grande do Sul

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66039
    Caroline Maciel da Silva, Roseli Machado, Denise Grosso da Fonseca
  • Iniciação esportiva para escolares: os impactos na coordenação e no desempenho motor após um programa de ensino

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.70107
    Nayanne Dias Araújo, Henrique de Oliveira Castro, Allana Lendary Bernardo Ramos, Tatiane Mazzardo, Gabriella Nelli Monteiro, Layla Maria Campos Aburachid
  • Cultura escolar evangélica: implicações sobre os sentidos das práticas corporais

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60524
    Marcia Cristina Rodrigues da Silva, Cleomar Ferreira Gomes
  • Políticas de esporte, lei orgânica e financiamento nos municípios catarinenses

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61565
    Edmilson Santos dos Santos
  • Os desafios das diretrizes curriculares nacionais para a área de educação física: uma análise do período de 1939 a 2015 AN ANALYSIS OF THE PERIOD 1939 TO 2015

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67034
    Andreia Cristina Metzner, Alexandre Janotta Drigo
  • O ciclo de políticas e o currículo vivido na educação física em uma escola de referência

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64405
    Alvaro Rego Millen Neto, Cleuber de Souza Gonçalves, João Paulo Silva de Oliveira
  • Percepções dos usuários de CAPS acerca da Educação Física na saúde mental

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64571
    Ameliane Conceição Reubens Leonidio, Talita Grazielle Pires de Carvalho, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas
  • Yoga nas escolas: percepção de crianças e seus responsáveis sobre seus efeitos Perception of Children and their Guardians About Its Effects

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67727
    Érica Maria Corrêa, Paula Hentschel Lobo da Costa
  • Aplicativos móveis de saúde para redução do comportamento sedentário

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68552
    Deisy Terumi Ueno, Angélica Bonolo, Jean Augusto Coelho Guimarães, Ana Elisa Messetti Christofoletti, Priscila Missaki Nakamura, Eduardo Kokubun
  • Validação de conteúdo do teste de conhecimento tático declarativo para a situação de ataque no voleibol de praia – TCTDA-VPDE PRAIA – TCTDA-VP

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.69074
    Jarbas Rállison Domingos-Gomes, Raianne de Brito Grisi, Júlio Cesar Gomes da Silva, Vitor Bruno Cavalcanti Torres, Henrique de Oliveira Castro, Gilmário Ricarte Batista
  • Atividade física na era da pós-verdade: percepções de praticantes usuários de redes sociais virtuais

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59863
    Renato Henrique Verzani, Adriane Beatriz de Souza Serapião
  • Variabilidade do estado de humor durante uma competição: estudo com atletas juvenis de basquetebol a case study with basketball

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66349
    Bruna Maria Genuíno Sousa, Bruna Alves Santana, Douglas Versuti Arantes Alvarenga, Rosana Lopes da Silva Garcia , Ivan Wallan Tertuliano
  • O corpo que nada esquece: sensibilidade, percepção e memórias corporais

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61121
    Yara Aparecida Couto, Daniela Frizzon Zamboni
  • Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes THE MO AND THE INTERESTS OF RESEARCH GROUPS

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67712
    Jéssica Frasson, Elisandro Schultz Wittizorecki
  • Os professores de educação física e as práticas pedagógicas dos temas transversais com os alunos do ensino básico de escolas públicas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64770
    Philipe Matos, Carina Cechinel da Silva
  • O conteúdo "lutas" nas aulas de educação física em escolas do Oeste do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68245
    Andreia Cristine Becker, Gabriela Simone Harnisch, Gustavo André Borges
  • As (não) convocações de mulheres para cargos de liderança nas comissões técnicas no Handebol brasileiro nos anos de 2014-2020

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65760
    Leandro Amâncio Silva, Juliana Fagundes Jacó, Tathyane Krahenbühl
  • A ginástica como atividade extracurricular na escola: combinando saberes da ginástica acrobática, da acrobacia coletiva e da ginástica para todos COMBINING KNOWLEDGE OF ACROBATIC GYMNASTICS, COLLECTIVE ACROBACY AND GYMNASTICS FOR ALL

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60546
    Laura Ribeiro Tostes, Fernanda Raffi Menegaldo, Marco Antonio Coelho Bortoleto
  • Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64935
    Karine Natalie Barra Godoy, Ludmila Mourão, Ayra Lovisi Oliveira, Bruna Chaves
  • O volume de prática em ginástica artística influencia o desempenho das habilidades motoras fundamentais

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68099
    Letícia Pimenta Ferreira, Nádia Fernanda Schmitt Marinho, Patrick Costa Ribeiro-Silva , Welisney Soares de Brito , Rodolfo Novellino Benda
  • Experiências de formação inicial e atuação profissional do professor supervisor de estágio curricular supervisionado em educação física

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65659
    Ayla Cristine Gonçalves, Adelar Aparecido Sampaio, Evandra Hein Mendes, Arestides Pereira da Silva Júnior
  • Sentidos construídos por atletas de elite sobre a abertura dos jogos olímpicos da juventude de Buenos Aires

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68575
    Adriano Lopes de Souza, Thayse Mayan Alarcon Ferreira, Otávio Tavares
  • Educação física no exame nacional do ensino médio: quando o gênero entra em campo WHEN GENDER TAKES THE FIELD

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65948
    Leandro Teofilo de Brito, Fabiano Pries Devide
  • As diretrizes curriculares nacionais da educação física de 2018 e as imprecisões em torno da saúde coletiva e o SUS

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67182
    Leonardo Trápaga Abib, Alan Goulart Knuth
  • Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.72200
    Ho Shin Fú, Pedro Henrique Bezerra da Silva, Lívia Tenorio Brasileiro, Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira, Marcelo Soares Tavares de Melo
  • Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.69108
    Ho Shin Fú, Pedro Henrique Bezerra da Silva, Lívia Tenorio Brasileiro, Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira, Marcelo Soares Tavares de Melo
  • Concepções sobre imagem corporal da mulher negra entre alunas do ensino médio em Teresina/PI

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60026
    Francisco Elismar da Silva Junior, Fábio Soares da Costa, Janete de Páscoa Rodrigues
  • Educação física escolar em unidades prisionais: elementos para se pensar sobre a educação “por entre as grades"

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66352
    Glauber César Cruz Custódio , Célia Maria Fernandes Nunes, Jairo Antônio Paixão
  • Significados de corpo e saúde para adultos praticantes de dança

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61413
    Marilia Merle Tirintan, Rogerio Cruz Oliveira
  • Inserção e atuação do profissional de educação física nos núcleos de apoio à saúde da família em Santos-SP

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66994
    Luciana Maria de Sobral, Rogério Cruz de Oliveira, Ricardo José Gomes, Camila Aparecida Machado de Oliveira
  • Oportunidades de estimulação motora em ambientes domiciliares do Amazonas e fatores associados

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67726
    Marcelo Duarte, Giseli Santos Dalpiaz Duarte, Glauber Carvalho Nobre, Thábata Viviane Gomes Brandão, Rodolfo Novellino Benda
  • Trabalho da educação física na internação psiquiátrica: a percepção da equipe de profissionais de saúde

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.56835
    Rafael de Lima Magalhães, Gisele Battistelli, Michele Casser Csordas
  • Perfil dos ingressantes na licenciatura em Educação Física e suas experiências com as ginásticas competitivas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61597
    Bruna Sontag, Verónica Gabriela Silva Piovani, Jorge Both, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi
  • O conhecimento do professor de Educação Física sobre aprendizagem motora

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64487
    Nathálya Gardênia de Holanda Marinho Nogueira, Diego Augusto Paulon, Bárbara de Paula Ferreira, Lidiane Aparecida Fernandes, Guilherme Menezes Lage
  • A dança na prática pedagógica dos docentes de educação física da rede municipal de ensino de Joinville

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59264
    Silvana de Franca, Pedro Jorge Cortes Morales
  • Contribuições de um núcleo específico de educação física em um curso de educação na cultura digital para a prática pedagógica na visão de professores-cursistas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64392
    Juliano Silveira, Giovani De Lorenzi Pires

Artigos de Revisão

  • A lealdade dos espectadores de futebol e seus antecedentes: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64772
    Victor Rodrigues Silva, Marcos Antonio Barros Filho, Yves Miranda, José Pedro Sarmento Lopes, Carlos Augusto Mulatinho Pedroso
  • Educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65497
    Uirá de Siqueira Farias , Daniel Teixeira Maldonado, Vinicius dos Santos Moreira, Elisabete dos Santos Freire, Graciele Massoli Rodrigues
  • Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68983
    Thiago José Leonardi, Artur Goulart Berger, Guy Ginciene, André Luís Ruggiero Barroso, Roberto Rodrigues Paes
  • A produção científica sobre lutas e a teoria de Norbert Elias: um estado do conhecimento em artigos 2010-2020 A STATE OF KNOWLEDGE IN ARTICLES 2010-2020

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66895
    Flávio Py Mariante Neto, Daniel Giordani Vasques, Nicole Marceli Nunes Cardoso
  • O Sistema Único de Saúde nas dissertações e teses em Educação Física na região Sul do Brasil (2010-2019)

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64331
    Mathias Roberto Loch, Joamara de Oliveira Pimentel, Lean Alécio de Paula Lima, Francine Nesello Melanda
  • Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67810
    Olga Maria da Silva Bezerra Cavalcanti, Francisco Timbó de Paiva Neto , Cassiano Ricardo Rech
  • Reflexões sobre os (não) usos das tecnologias digitais na educação física escolar

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64427
    Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveira
  • Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67737
    BRUNA ALMEIDA RIBEIRO, RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS, ANDRÉ DA SILVA MELLO
  • Saúde coletiva e saúde pública no currículo dos cursos de educação física: uma revisão sistemática A SYSTEMATIC REVIEW

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61062
    Vítor Tavares da Silva, Cintia Ramos Nicoes, Alan Goularte Knuth
  • A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64620
    Cesar Vieira Marques Filho, Gustavo Sanchez Folhas, Larissa Rafaela Galatti, Wilton Carlos Santana, Paulo Cesar Montagner
  • Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65546
    Natálie dos Reis Rodrigues, Maria Luiza Rheingantz Becker

Ensaios

  • Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66154
    Érica Roberta Joaquim, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas, Otávio Luis Piva da Cunha Furtado
  • Por um refinamento dos saberes disponíveis Dimensões para a articulação das Filosofias de Treinadores

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64440
    Hudson Martins, Alcides Scaglia
  • O ensino do esporte na educação física escolar: um ensaio sobre as potencialidades do TGFU

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66388
    Rodrigo Márcio de Oliveira e Silva, Gustavo De Conti Teixeira Costa
  • Uma introdução sobre a dialética desejo e razão em Aristóteles e na psicanálise: aplicações para as práticas corporais APPLICATIONS FOR BODY PRACTICES

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64871
    Paulo Boccati, Odilon José Roble
  • A adequação à exploração do mercado de trabalho via segmentação da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65902
    Carla Chagas Ramalho, Fernanda de Souza Cardoso
  • Olimpismo e memória: dos baús pessoais de atletas a um acervo público

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64467
    William Douglas de Almeida, Rafael Campos Veloso, Katia Rubio
  • As práticas corporais e atividades físicas nos 15 anos da política nacional de promoção da saúde: a defesa da equidade em um contexto de austeridade the defense of equity in a context of austerity

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68737
    Leonardo Araújo Vieira, Fabio Fortunato Brasil de Carvalho
  • Pelas lentes do SUS: notas sobre desafios e avanços da promoção da saúde na atenção primária

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66137
    Marcos Bagrichevsky
  • Entre os apitos do campo e da fábrica: o futebol à moda Bangu/Rio de Janeiro (1904-1929)

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66390
    Nei Jorge Santos Junior
  • O corpo em cena: reflexões para a educação escolar

    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59483
    José Carlos dos Santos, Wagner Wey Moreira

Resenhas