Cultura escolar evangélica: implicações sobre os sentidos das práticas corporais

Autores

  • Marcia Cristina Rodrigues da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, marciacoffani@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-5008-3380
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, gomescleo.cg@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60524

Palavras-chave:

Cultura Escolar Evangélica., Educação do Corpo., Práticas Corporais.

Resumo

O texto comunica as investigações do/no/sobre o cotidiano de uma escola evangélica assembleiana marcadas por relações e tensões sobre a educação do corpo para reflexão dos sentidos das práticas corporais dentro e fora do contexto escolar. A pesquisa é qualitativa, etnográfico-descritiva, foram analisadas fontes documentais; observações do cotidiano escolar e das aulas de Educação Física; entrevistas com os jovens alunos do Ensino Médio. Sinaliza-se a importância da compreensão de que para a cultura escolar de escolas evangélicas tradicionais, as práticas corporais são objeto de interdição. O desafio posto é se valer de “micro negociações” que fortaleçam relações dialógicas entre a Educação Física e a cultura escolar.

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Biografia do Autor

Marcia Cristina Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, marciacoffani@hotmail.com

PROFESSORA DOUTORA EM EDUCAÇÃO. ATUA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, gomescleo.cg@gmail.com

Professor Doutor em Educação pela FE USP.

Atua na Faculdade de Educação Física - UFMT.

Professor Orientador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação IE - UFMT e Mestrado Profissional em Educação Física - PROEF - UFMT. 

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, M. C.; GOMES, C. F. Cultura escolar evangélica: implicações sobre os sentidos das práticas corporais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.60524. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/60524. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais