Contribuições de um núcleo específico de educação física em um curso de educação na cultura digital para a prática pedagógica na visão de professores-cursistas

Autores

  • Juliano Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, Juliano_silveira@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-2534-630X
  • Giovani De Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, delorenzi57@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4234-8358

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64392

Palavras-chave:

Educação Física. Formação de Professores. Cultura Digital

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as percepções de professores de Educação Física acerca das contribuições de um Núcleo de estudos, oferecido no âmbito de uma especialização em educação na cultura digital, para a sua prática pedagógica. Os dados produzidos para este estudo de caso de caráter qualitativo são oriundos de entrevistas semiestruturadas realizadas com 10 professores/cursistas. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados versam sobre uma melhor compreensão acerca de como utilizar as tecnologias, aquisição de maior segurança para planejar, maior entendimento sobre as relações entre Educação Física e cultura digital, além das possibilidades de trabalho coletivo nas escolas; o que reforça a importância de se investir na formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, Juliano_silveira@yahoo.com.br

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Giovani De Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, delorenzi57@gmail.com

Doutor em Educação Física pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

08-03-2021

Como Citar

Silveira, J., & De Lorenzi Pires, G. (2021). Contribuições de um núcleo específico de educação física em um curso de educação na cultura digital para a prática pedagógica na visão de professores-cursistas. Pensar a Prática, 24. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64392

Edição

Seção

Artigos Originais