Iniciação esportiva para escolares: os impactos na coordenação e no desempenho motor após um programa de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.70107

Palavras-chave:

Crianças, Educação Física, Aprendizagem

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os impactos das propostas metodológicas  Iniciação Esportiva Universal e Escola da Bola sobre o nível de coordenação motora e desenvolvimento motor de alunos participantes de aulas de Educação Física escolar. Participaram 40 crianças (grupo experimental e controle) com idade entre oito e 10 anos (7,85±0,48), de ambos os sexos. Durante 17 sessões, os sujeitos vivenciaram os conteúdos inerentes às propostas metodológicas, que tiveram sua concordância e coerência comprovados pela categorização das aulas. A aprendizagem incidental foi capaz de provocar melhorias na coordenação motora e no desenvolvimento motor, com tamanhos de efeito grande após a intervenção e aumento de chances de alteração das classificações propostas pelos testes aplicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

DIAS ARAÚJO, N. .; DE OLIVEIRA CASTRO, H.; LENDARY BERNARDO RAMOS, A. .; MAZZARDO, T. .; NELLI MONTEIRO, G. .; MARIA CAMPOS ABURACHID, L. Iniciação esportiva para escolares: os impactos na coordenação e no desempenho motor após um programa de ensino. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.70107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70107. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais