Iniciação esportiva para escolares: os impactos na coordenação e no desempenho motor após um programa de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.70107Palavras-chave:
Crianças, Educação Física, AprendizagemResumo
O objetivo do estudo foi identificar os impactos das propostas metodológicas Iniciação Esportiva Universal e Escola da Bola sobre o nível de coordenação motora e desenvolvimento motor de alunos participantes de aulas de Educação Física escolar. Participaram 40 crianças (grupo experimental e controle) com idade entre oito e 10 anos (7,85±0,48), de ambos os sexos. Durante 17 sessões, os sujeitos vivenciaram os conteúdos inerentes às propostas metodológicas, que tiveram sua concordância e coerência comprovados pela categorização das aulas. A aprendizagem incidental foi capaz de provocar melhorias na coordenação motora e no desenvolvimento motor, com tamanhos de efeito grande após a intervenção e aumento de chances de alteração das classificações propostas pelos testes aplicados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).