A adequação à exploração do mercado de trabalho via segmentação da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65902Palavras-chave:
Educação Física; Licenciatura; Bacharelado; Mercado de trabalhoResumo
Neste ensaio focamos na influência do mercado profissional na formação em Educação Física, tendo como objetivo central analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física (Resolução no 03/1987 e Resolução no 07/2004), embasadas nos princípios capitalistas, fomentaram a precarização do trabalho no campo da Educação Física através da segmentação do curso em Licenciatura e Bacharelado. Como metodologia utilizamos a pesquisa documental das diretrizes referidas. Concluímos que a forte influência do setor econômico capitalista acabou por ampliar uma precarização na área da Educação Física escolar, tendo uma especialização precoce de conhecimentos científicos voltados para a área de atuação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).