A adequação à exploração do mercado de trabalho via segmentação da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65902

Palavras-chave:

Educação Física; Licenciatura; Bacharelado; Mercado de trabalho

Resumo

Neste ensaio focamos na influência do mercado profissional na formação em Educação Física, tendo como objetivo central analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física (Resolução no 03/1987 e Resolução no 07/2004), embasadas nos princípios capitalistas, fomentaram a precarização do trabalho no campo da Educação Física através da segmentação do curso em Licenciatura e Bacharelado. Como metodologia utilizamos a pesquisa documental das diretrizes referidas. Concluímos que a forte influência do setor econômico capitalista acabou por ampliar uma precarização na área da Educação Física escolar, tendo uma especialização precoce de conhecimentos científicos voltados para a área de atuação profissional.

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Biografia do Autor

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, carlaramalho.ccr@gmail.com

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Especialista em Gênero e Diversidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ)

Professora efetiva Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Fernanda de Souza Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, fernanda.cardoso@unimontes.br

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em CIências da Religião pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora efetiva do Departamento de Educação Física da UNIMONTES.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

CHAGAS RAMALHO, C.; DE SOUZA CARDOSO, F. A adequação à exploração do mercado de trabalho via segmentação da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65902. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios