A dança na prática pedagógica dos docentes de educação física da rede municipal de ensino de Joinville

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59264

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Prática Pedagógica

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar a oferta do conteúdo de dança na prática pedagógica dos professores de Educação Física da rede pública municipal da cidade de Joinville. A pesquisa é descritiva e explicativa, utilizado processos mistos (quanti-qualitativa). Foi aplicado um questionário para 73 professores. Os resultados indicaram que o conteúdo da dança faz parte do planejamento de alguns professores. Porém isso ocorre de forma parcial e não convergente em relação ao que propõe a Matriz Curricular. Esse documento orienta que o conteúdo da dança seja ministrado como cultura corporal do movimento e deve contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Jorge Cortes Morales, Universidade da Região de Joinville (Univille) , Joinville, Santa Catarina, Brasil, pedromorall@gmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (1983), mestrado em
Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Ciencias de la Educación
pela Universidad de Jaén/ES (2012). Atualmente sou professor titular e Coordenador dos cursos de Educação Física da Universidade da Região de Joinville. Tenho experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física em Academia e na Formação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, medidas e avaliação, biomecânica, formação corporal e interdisciplinariedade

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

FRANCA, S. de; MORALES, P. J. C. A dança na prática pedagógica dos docentes de educação física da rede municipal de ensino de Joinville . Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.59264. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59264. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais