Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68983

Palavras-chave:

Esporte, Pedagogia do Esporte, Dimensões dos conteúdos

Resumo

Este ensaio teve como objetivo dialogar acerca das interfaces entre os referenciais da Pedagogia do Esporte e as dimensões dos conteúdos, buscando apresentar aplicação prática com base em subsídio teórico. Resgatou-se que embora tenham surgido a partir da escola, os referenciais nasceram de forma específica nas reflexões acerca do esporte e as dimensões advém da grande área da educação. Destaca-se que referenciais e dimensões dos conteúdos, embora diferentes, são complementares e intrinsecamente interligados, podendo estar presentes em diferentes cenários de atuação, aplicados a diferentes personagens e interligados a diferentes conteúdos, cabendo ao agente pedagógico a escolha assertiva da ênfase a ser dada de acordo com seu planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago José Leonardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Artur Goulart Berger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano.

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

André Luís Ruggiero Barroso, Centro Universitário de Jaguariúna

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e professor do Centro Universitário de Jaguariúna.

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação e professor da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

LEONARDI, T. J.; BERGER, A. G.; GINCIENE, G.; BARROSO, A. L. R.; PAES, R. R. Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.68983. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68983. Acesso em: 29 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Revisão