Olimpismo e memória: dos baús pessoais de atletas a um acervo público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64467

Palavras-chave:

Jogos Olímpicos, acervo, esportes, narrativas biog´ráficas

Resumo

Ao longo de duas décadas, trabalhamos na investigação do universo do chamado olimpismo, na história do Movimento Olímpico e, especialmente, no registro das histórias de vida daqueles que são os protagonistas deste fenômeno sociocultural; os atletas. Tal trabalho é realizado com base na metodologia das Narrativas Biográficas. O objetivo deste texto é destacar os processos de construção das narrativas de vida com o auxílio de acervo de patrimônio particular. O material de acervo compõe amplo espectro de formas, desde recortes de mídias impressas até a variedade dos objetos biográficos. A preservação de tais acervos, mesmo realizada de maneira particular, é um elemento fundamental para a memória pública a cerca do olimpismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Douglas de Almeida, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, williamdouglas@usp.br

Departamento de estudos socioculturais do movimento humano na escola de educação física e esporte

Rafael Campos Veloso, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, rafaveloso13@hotmail.com

Rafael Veloso é licenciado e cursa bacharelado em educação física pela Universidade Metodista de São Paulo e bacharel em filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Treinamento Desportivo pelo Centro de Estudos em Fisiologia e Treinamento (CEFIT) e doutor em Ciências na área dos Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). Membro da Academia Olímpica Brasileira.

Katia Rubio, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, l katrubio@usp.br

É Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, é psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e doutorado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. É coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos (GEO-USP) e ex-coordenadora do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano (CESC EEFE-USP). Foi presidente fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte. É pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira. Tem 27 livros publicados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos.

Downloads

Publicado

16-04-2021

Como Citar

Almeida, W. D. de, Veloso, R. C., & Rubio, K. (2021). Olimpismo e memória: dos baús pessoais de atletas a um acervo público . Pensar a Prática, 24. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64467

Edição

Seção

Ensaios