Olimpismo e memória: dos baús pessoais de atletas a um acervo público
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64467Palavras-chave:
Jogos Olímpicos, acervo, esportes, narrativas biog´ráficasResumo
Ao longo de duas décadas, trabalhamos na investigação do universo do chamado olimpismo, na história do Movimento Olímpico e, especialmente, no registro das histórias de vida daqueles que são os protagonistas deste fenômeno sociocultural; os atletas. Tal trabalho é realizado com base na metodologia das Narrativas Biográficas. O objetivo deste texto é destacar os processos de construção das narrativas de vida com o auxílio de acervo de patrimônio particular. O material de acervo compõe amplo espectro de formas, desde recortes de mídias impressas até a variedade dos objetos biográficos. A preservação de tais acervos, mesmo realizada de maneira particular, é um elemento fundamental para a memória pública a cerca do olimpismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).