Concepções sobre imagem corporal da mulher negra entre alunas do ensino médio em Teresina/PI
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60026Palavras-chave:
corpo negro, Mulher, Ensino Médio, Imagem CorporalResumo
Objetivou-se neste estudo, analisar concepções de alunas do ensino médio acerca da imagem corporal da mulher negra. Empregou-se os métodos estatístico e descritivo, sendo pesquisadas 26 alunas. Nos resultados, constatou-se que a maioria das alunas não considera qualquer aspecto corporal da mulher negra como feio. Contudo, existem opiniões que suscitam estigmas sobre a noção de beleza voltada para padrões eurocêntricos. Concluiu-se que a concepção de imagem corporal das alunas encontra-se permeada por incertezas e sentidos de beleza fluidos e contraditórios, construídos na ausência de uma educação corporal consistente, capaz de abolir comportamentos e concepções preconceituosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).