Por um refinamento dos saberes disponíveis
Dimensões para a articulação das Filosofias de Treinadores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64440Palavras-chave:
Experiência, Filosofias de Treinadores, Reflexão, Treinador EsportivoResumo
Está suficientemente posto na literatura que a articulação das filosofias de treinadores é uma tarefa a priori, que antecede a prática e que permite clarificá-la. Da mesma forma, também está colocado que articular filosofias claras e definitivas é um passo imprescindível para a prática de treinadores. Mas um olhar nascido do par pedagógico experiência/sentido pode estremecer parte desses pressupostos, uma vez que o saber da experiência está vinculado à existência e que a existência é impura, transitória, fugidia. Este ensaio pretende apresentar algumas considerações importantes para a articulação das filosofias de treinadores a partir do par pedagógico experiência/sentido, ultrapassando algumas das premissas atualmente estabelecidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).