Por um refinamento dos saberes disponíveis

Dimensões para a articulação das Filosofias de Treinadores

Autores

  • Hudson Martins Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, São Paulo, Brasil, hudsonrmp@gmail.com
  • Alcides Scaglia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, São Paulo, Brasil, alcides.scaglia@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1462-1783

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64440

Palavras-chave:

Experiência, Filosofias de Treinadores, Reflexão, Treinador Esportivo

Resumo

Está suficientemente posto na literatura que a articulação das filosofias de treinadores é uma tarefa a priori, que antecede a prática e que permite clarificá-la. Da mesma forma, também está colocado que articular filosofias claras e definitivas é um passo imprescindível para a prática de treinadores. Mas um olhar nascido do par pedagógico experiência/sentido pode estremecer parte desses pressupostos, uma vez que o saber da experiência está vinculado à existência e que a existência é impura, transitória, fugidia. Este ensaio pretende apresentar algumas considerações importantes para a articulação das filosofias de treinadores a partir do par pedagógico experiência/sentido, ultrapassando algumas das premissas atualmente estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Como Citar

MARTINS, H.; SCAGLIA, A. Por um refinamento dos saberes disponíveis: Dimensões para a articulação das Filosofias de Treinadores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64440. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64440. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensaios