Educação física escolar em unidades prisionais: elementos para se pensar sobre a educação “por entre as grades"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66352

Palavras-chave:

Educação Física. Escola prisional. Atuação docente.

Resumo

Identificou e analisou aspectos que caracterizam as aulas de Educação Física em unidades prisionais da Região dos Inconfidentes, MG. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir da entrevista semiestruturada com professores licenciados em Educação Física atuantes em escolas prisionais. Identificou-se que, devido as regras impostas pelas unidades prisionais, as aulas passam por adaptações e acontecem em salas de aula, com a proibição e/ou restrição do uso de materiais pedagógicos e de determinadas metodologias de ensino. Segundo os participantes, acresce a quase ausência dos movimentos corporais, que acaba por subverter a lógica e preceitos da Educação Física escolar, alicerçadas no conceito de Cultura Corporal de Movimento e objetivos definidos pelos documentos legais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber César Cruz Custódio , Rede Estadual de Ensino da cidade de Ouro Preto, MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Possui Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (2017/2017). Pedagogo pelo Centro Universitário Internacional (2020). Graduado em Educação Física bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). 

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Ouro Preto atuando na Graduação e Pós- Graduação.

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto do Centro Desportivo da Universidade de Ouro Preto, MG. Coordenador do Projeto de Estímulo a Docência - Educação Física (PIBID-PED-UFOP). Coordenador do Labaratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física, CEDUFOP.

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

César Cruz Custódio , G., Maria Fernandes Nunes, C. ., & Paixão, J. A. (2021). Educação física escolar em unidades prisionais: elementos para se pensar sobre a educação “por entre as grades". Pensar a Prática, 24. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66352

Edição

Seção

Artigos Originais