Educação física escolar em unidades prisionais: elementos para se pensar sobre a educação “por entre as grades"
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66352Palavras-chave:
Educação Física. Escola prisional. Atuação docente.Resumo
Identificou e analisou aspectos que caracterizam as aulas de Educação Física em unidades prisionais da Região dos Inconfidentes, MG. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir da entrevista semiestruturada com professores licenciados em Educação Física atuantes em escolas prisionais. Identificou-se que, devido as regras impostas pelas unidades prisionais, as aulas passam por adaptações e acontecem em salas de aula, com a proibição e/ou restrição do uso de materiais pedagógicos e de determinadas metodologias de ensino. Segundo os participantes, acresce a quase ausência dos movimentos corporais, que acaba por subverter a lógica e preceitos da Educação Física escolar, alicerçadas no conceito de Cultura Corporal de Movimento e objetivos definidos pelos documentos legais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).