Uma introdução sobre a dialética desejo e razão em Aristóteles e na psicanálise: aplicações para as práticas corporais
APPLICATIONS FOR BODY PRACTICES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64871Palavras-chave:
Práticas Corporais; Filosofia; Psicanálise; Desejo; Razão.Resumo
Este trabalho investiga a relação dialética entre desejo e razão, pensando-a no contexto das práticas corporais. Inicialmente, examinou-se a questão na filosofia grega, que circunscreve essa dialética em um projeto teleológico da “boa vida”. Em seguida, analisou-se como essa dialética se comporta a partir do advento da teoria psicanalítica, discutindo continuidades e rupturas com a tradição aristotélica a partir do destaque ao papel do inconsciente. Conclui-se que a dialética entre desejo e razão pode conferir aportes importantes às reflexões sobre as práticas corporais por meio de conceitos que antes pareciam incompatíveis, promovendo uma via ainda pouco explorada nos estudos do corpo e do movimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).