Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades

Autores

  • Érica Roberta Joaquim Escola de Educação Física e Esporte - EEFEUSP
  • Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas Escola de Educação Física USP - EEFEUSP https://orcid.org/0000-0003-4422-1713
  • Otávio Luis Piva da Cunha Furtado Escola de Educação Física USP - EEFEUSP https://orcid.org/0000-0003-0761-1050

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66154

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Teoria do jogo, Educação física, Autonomia

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e possibilidades que emergiram na implementação de um programa de futsal para adultos com Deficiência Intelectual (DI). Pautado em uma representação de jogo (árvore de decisão) e nas perspectivas táticas  ensino, o programa foi permeado de obstáculos e desafios acerca das estratégias utilizadas para favorecer a compreensão de conceitos, heurísticas e ações de jogo (presentes na árvore de decisão e trabalhados a partir de jogos reduzidos e do jogo formal) exigindo adequações metodológicas no decorrer do programa, que vieram a contribuir com o desenvolvimento dos alunos no contexto do jogo.

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Publicado

05-11-2021

Como Citar

Joaquim, Érica ., Dantas, L., & Furtado, O. . (2021). Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades. Pensar a Prática, 24. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66154

Edição

Seção

Ensaios