Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66154

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Teoria do jogo, Educação física, Autonomia

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e possibilidades que emergiram na implementação de um programa de futsal para adultos com Deficiência Intelectual (DI). Pautado em uma representação de jogo (árvore de decisão) e nas perspectivas táticas  ensino, o programa foi permeado de obstáculos e desafios acerca das estratégias utilizadas para favorecer a compreensão de conceitos, heurísticas e ações de jogo (presentes na árvore de decisão e trabalhados a partir de jogos reduzidos e do jogo formal) exigindo adequações metodológicas no decorrer do programa, que vieram a contribuir com o desenvolvimento dos alunos no contexto do jogo.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

JOAQUIM, Érica .; DANTAS, L.; FURTADO, O. . Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.66154. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66154. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios