Educação física no exame nacional do ensino médio: quando o gênero entra em campo

WHEN GENDER TAKES THE FIELD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65948

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Enem. Conservadorismo.

Resumo

Buscamos mapear e analisar questões referentes aos temas “gênero” e “sexualidade” nos itens de Educação Física (EF) presentes no ENEM entre os anos de 2009 e 2019.  O estudo se caracterizou como qualitativo, descritivo e documental. Como referenciais teórico-metodológicos, utilizou a análise de conteúdo e os estudos de gênero pós-estruturalistas. Os resultados permitiram identificar cinco itens, dos quais um abordou aspectos relacionais do masculino e feminino, enquanto os demais focalizaram discussões sobre as mulheres no esporte ou a construção sociocultural de seus corpos. Avaliamos que as questões analisadas não sinalizam avanços quando em comparação com o campo de estudos de gênero e sexualidade na EF, que em pesquisas recentes, vem ampliando seus enfoques temáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Pries Devide, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, fabianodevide@uol.com.br

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Professor Associado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF).

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

TEOFILO DE BRITO, L.; PRIES DEVIDE, F. Educação física no exame nacional do ensino médio: quando o gênero entra em campo: WHEN GENDER TAKES THE FIELD. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65948. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65948. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais