Educação física no exame nacional do ensino médio: quando o gênero entra em campo

WHEN GENDER TAKES THE FIELD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65948

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Enem. Conservadorismo.

Resumo

Buscamos mapear e analisar questões referentes aos temas “gênero” e “sexualidade” nos itens de Educação Física (EF) presentes no ENEM entre os anos de 2009 e 2019.  O estudo se caracterizou como qualitativo, descritivo e documental. Como referenciais teórico-metodológicos, utilizou a análise de conteúdo e os estudos de gênero pós-estruturalistas. Os resultados permitiram identificar cinco itens, dos quais um abordou aspectos relacionais do masculino e feminino, enquanto os demais focalizaram discussões sobre as mulheres no esporte ou a construção sociocultural de seus corpos. Avaliamos que as questões analisadas não sinalizam avanços quando em comparação com o campo de estudos de gênero e sexualidade na EF, que em pesquisas recentes, vem ampliando seus enfoques temáticos.

Downloads

Biografia do Autor

Fabiano Pries Devide, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, fabianodevide@uol.com.br

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Professor Associado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF).

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

TEOFILO DE BRITO, L.; PRIES DEVIDE, F. Educação física no exame nacional do ensino médio: quando o gênero entra em campo: WHEN GENDER TAKES THE FIELD. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65948. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65948. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais