Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67737

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Fundamental, Conteúdos de ensino, Estudantes

Resumo

Analisa, por meio de uma Revisão Sistemática, como a produção acadêmico-científico da Educação Física tem dialogado com os estudantes sobre os conteúdos de ensino mobilizados no Ensino Fundamental. Utiliza como fontes as seguintes bases de dados: LILACS; SciELO; SCOPUS; e Portal de Periódicos da Capes. Os 46 artigos encontrados foram agrupados em três categorias de análise: representações discentes, gênero e conteúdos específicos. Apesar de auscultarem os estudantes, poucas pesquisas buscaram compreender os sentidos e as expectativas desses sujeitos. A maioria dos textos focalizou a opinião dos estudantes sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, explicitando, dessa forma, o lugar periférico que ocupam nessas pesquisas.

Downloads

Biografia do Autor

BRUNA ALMEIDA RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Membra do Núcleo de Aprendizagem com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Professor do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

ANDRÉ DA SILVA MELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

ALMEIDA RIBEIRO, B.; LEMA DEL RIO MARTINS, R.; DA SILVA MELLO, A. Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.67737. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67737. Acesso em: 25 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão