A dança e seus significados na comunidade Quilombola Kalunga em Goiás/Brasil
Inexistente.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65166Palavras-chave:
Dança. Festa. Grupos Étnicos.Resumo
Este estudo busca analisar os processos de transição que vêm ocorrendo na vida cotidiana da comunidade Kalunga em relação à percepção das danças entre as gerações de idosos e jovens. Foi realizada uma pesquisa etnográfica utilizando entrevistas e observação direta na comunidade. A interpretação ocorreu com base em autores que discutem o tema no campo das ciências sociais no diálogo com a educação física. Como conclusão, podemos afirmar que os corpos se entrelaçam nas festas e danças e promovem diálogos de dança estabelecidos entre gerações. O sistema ritual, constituído por festas e danças, revela os sentidos e significados das danças como uma estratégia de resistência cultural, permitindo a reconstrução do passado e a re-significação do presente deste grupo social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).