LA DANZA Y SUS SIGNIFICADOS EN LA COMUNIDAD KALUNGA QUILOMBOLA EN GOIÁS / BRASIL

Inexistente.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65166

Palabras clave:

Baile. Partido. Grupos Étnicos.

Resumen

Este estudio busca analizar los procesos de transición que se vienen dando en la vida diaria de la comunidad Kalunga en relación a la percepción de los bailes entre las generaciones mayores y jóvenes. Se realizó una investigación etnográfica mediante entrevistas y observación directa en la comunidad. La interpretación se dio a partir de autores que discuten el tema en el campo de las ciencias sociales en el diálogo con la educación física. Como conclusión, podemos decir que los cuerpos se entrelazan en fiestas y bailes y promueven los diálogos de danza establecidos entre generaciones. El sistema ritual revela los sentidos y significados de las danzas como estrategia de resistencia cultural, permitiendo la reconstrucción del pasado y la resignificación del presente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosirene Campelo dos Santos, Universidad Estatal de Goiás

Possui licenciatura em Educação Física pela FEFD/UFG, especialização em Pedagogias da Dança pelo CEAFI/PUC, Educação Física Escolar FEFD/UFG, Treinamento Desportivo/ESEFFEGO-UEG e mestrado em Educação Física pela UNB. Atuou como professora de Educação Física na Rede Municipal de Educação de Goiânia e como professora concursada em Dança pela Rede Estadual de Educação de Goiás. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, campus Goiânia/ESEFFEGO na área de Dança, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras e Estágio em Educação Física. É Coordenadora dos Projetos de Extensão: 1) Corpo, Cultura e Diversidade 2) Corpo, Movimento e Infâncias e do Projeto de Pesquisa "Dança e Educação Infantil: desafios e possibilidades" UEG/ESEFFEGO. Foi Coordenadora Adjunta de Estágio. Participa do NUPICC Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênicas Coletivo 22 da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG.

Reigler Siqueira Pedroza, Universidad Estatal de Goiás

Graduado em Educação Física pela FEF/UFG (2005), especialista em Educação Física Escolar (2009) pela mesma instituição, mestre em Antropologia Social pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG (2013) e cursando doutorado em Educação Física pela FEF/UnB. É docente efetivo (dedicação exclusiva) no campus Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás da Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO/UEG) ministrando as disciplinas de "Estágio Curricular Supervisionado I" e "Antropologia e Educação Física". Integrante do LAPELEC (Laboratório de Pesquisa em Lazer, Esporte e Estudos do Corpo) - sediado na ESEFFEGO/UEG e do NECON (Núcleo de Estudos Corpo e Natureza) - sediado na FEF/UnB. Atualmente desenvolve pesquisas sobre cultura Afro-brasileiras em comunidades tradicionais (quilombolas) analisando seus Rituais e Performances para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar.

Dulce Maria Filgueira de Almeida, Universidade del Brasília

Professora Titular da Universidade de Brasília, atuando na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, na graduação e na pós-graduação. Realizou estágio sênior na Universidade de Estrasburgo/França, sob a supervisão de David Le Breton (2018), bem como Pós-doutorado na Universidade de Maryland/EUA (2014-2016 - bolsa do CNPq) e na Universidade de Salamanca/ES (bolsa CAPES). Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001 - bolsa do CNPq); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1996 - bolsa CNPq); Bacharelado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1994). Foi Coordenadora do curso de graduação em Educação Física da Universidade de Brasília e Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, além de Diretora Financeira da entidade. É vice-presidente do Research Committe 54 The body in the Social Sciences da Associação Internacional de Sociologia (ISA) e é coordenadora do GTT Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2019-2021), além de coordenar o Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza - Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq (2002-atual) e é membro do Núcleo da Rede Cedes do Distrito Federal. Desenvolve pesquisas nas áreas: sociologia do corpo, direitos humanitários e políticas públicas.

Publicado

2021-08-13

Cómo citar

CAMPELO DOS SANTOS, R.; SIQUEIRA PEDROZA, R.; MARIA FILGUEIRA DE ALMEIDA, D. LA DANZA Y SUS SIGNIFICADOS EN LA COMUNIDAD KALUNGA QUILOMBOLA EN GOIÁS / BRASIL: Inexistente. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65166. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65166. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais