Entre os apitos do campo e da fábrica: o futebol à moda Bangu/Rio de Janeiro (1904-1929)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66390Palavras-chave:
Bangu. Fábrica. Futebol.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as peculiaridades sobre o processo de organização do Bangu Athletic Club e o seu progressivo e dependente relacionamento com a Companhia Progresso Industrial do Brasil, entre os anos de 1904 a 1929. Quanto ao recorte temporal (1904-1929), levamos em conta as transformações ocorridas em Bangu ao longo desse período, em 1904, a fundação do Bangu Athletic club, e 1929, ano em que a fábrica passou por um retalhamento de suas terras, em que consequentemente emergiu o bairro Bangu, agora sem ligação direta com a fábrica. Como fontes foram utilizados revistas e jornais consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, pedidos de licenciamento e estatutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).