Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65546Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).