Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética

Autores

  • Natálie dos Reis Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, natyreisrodrigues@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5303-6686
  • Maria Luiza Rheingantz Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, beckermarialuiza@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65546

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natálie dos Reis Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, natyreisrodrigues@gmail.com

Professora de Educação Física pela ESEFID/UFRGS, especialista em Motricidade Infantil pela ESEFID/UFRGS, mestranda em Educação na Faculdade de Educação da UFRGS.

Maria Luiza Rheingantz Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, beckermarialuiza@gmail.com

Possui graduação em Habilitação Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1969), é especialista em Educação e possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor titular da faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nos cursos de licenciatura, na graduação, e na Linha de Pesquisa: Aprendizagem e ensino, no PPGEdu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação , atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia e educação, epistemologia genética e educação escolar, relações professor aluno e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

RODRIGUES, N. dos R.; RHEINGANTZ BECKER, M. L. Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65546. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão