Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética

Autores/as

  • Natálie dos Reis Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, natyreisrodrigues@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5303-6686
  • Maria Luiza Rheingantz Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, beckermarialuiza@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65546

Palabras clave:

Educação Física e Treinamento; Criatividade; Educação; Epistemologia Genética.

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os estudos que envolvem a criatividade no contexto da escola, em especial da aula de Educação Física, considerando a teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento. Apresenta-se um levantamento de oito artigos publicados entre 2008 e 2018. A maior parte deles é composta por artigos experimentais com foco em métodos de ensino e sujeitos com idades entre 12 e 14 anos. Os instrumentos mais utilizados são a entrevista, o diário de classe e testes KORA. Os conteúdos que mais surgem são os esportes tradicionais, como futsal, voleibol e atletismo. Foi possível encontrar relações entre os artigos e as idéias de Piaget, apontando para uma aula de Educação Física que valoriza a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento da criatividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natálie dos Reis Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, natyreisrodrigues@gmail.com

Professora de Educação Física pela ESEFID/UFRGS, especialista em Motricidade Infantil pela ESEFID/UFRGS, mestranda em Educação na Faculdade de Educação da UFRGS.

Maria Luiza Rheingantz Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, beckermarialuiza@gmail.com

Possui graduação em Habilitação Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1969), é especialista em Educação e possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor titular da faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nos cursos de licenciatura, na graduação, e na Linha de Pesquisa: Aprendizagem e ensino, no PPGEdu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação , atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia e educação, epistemologia genética e educação escolar, relações professor aluno e aprendizagem.

Publicado

2021-03-08

Cómo citar

RODRIGUES, N. dos R.; RHEINGANTZ BECKER, M. L. Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65546. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65546. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão