Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física

Autores

  • Ho Shin Fú Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Pedro Henrique Bezerra da Silva Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Lívia Tenorio Brasileiro Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.72200

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos Chineses, Prática Pedagógica

Resumo

O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo participante, onde para a coleta dos dados foram utilizados as filmagens e a observação-participante, e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que ensinar os jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu significativamente para que os estudantes reconhecessem outra cultura e desenvolvem-se competências através da sua prática. Assim, concluímos que a sua presença no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos que transcendem a sua própria realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

SHIN FÚ, H.; HENRIQUE BEZERRA DA SILVA, P.; TENORIO BRASILEIRO, L.; FALCÃO CABRAL DE OLIVEIRA, R.; SOARES TAVARES DE MELO, M. . Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v24.72200. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72200. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais