Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras

Autores

  • Karine Natalie Barra Godoy Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, karine.godoy@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-3159-3246
  • Ludmila Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, mouraoln@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0893-7511
  • Ayra Lovisi Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, ayralovisi@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-4580-5526
  • Bruna Chaves Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, profabrunachaves@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2651-3889

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64935

Palavras-chave:

Identidade de gênero. Jogos e brincadeiras. Cultura infantil. Creche.

Resumo

Esta pesquisa analisou como a interação entre as crianças de uma Creche, bem como os significados de gênero, que emergem de brinquedos e brincadeiras na infância, contribuem para a construção de suas identidades de gênero. O estudo, de caráter qualitativo, utilizou a observação participante para analisar a interação entre 15 crianças de uma turma, com idades entre 3 e 4 anos, com as educadoras e com os brinquedos e as brincadeiras. Percebeu-se que as experiências entre as crianças são atravessadas por discursos performativos de gênero. Evidenciou-se nas interações que os papéis de gênero estão próximos daqueles vividos pelos adultos com os quais elas convivem e os brinquedos e brincadeiras tendem a reproduzir os papéis de masculinidade e feminilidade normativa.

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Publicado

26-07-2021

Como Citar

Natalie Barra Godoy, K., Mourão, L., Lovisi Oliveira, A. ., & Chaves, B. (2021). Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras. Pensar a Prática, 24. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64935

Edição

Seção

Artigos Originais