A lealdade dos espectadores de futebol e seus antecedentes: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64772Palavras-chave:
Lealdade, Antecedentes, Espectador, FutebolResumo
O objetivo deste estudo é identificar os antecedentes da lealdade dos torcedores de clubes de futebol. Foi realizada uma revisão sistemática, utilizando artigos originais de 2009 a 2019, publicados na “Academic Search Ultimate”, “Business Source Ultimate”, “Scopus” e “Web of Science”. 166 encontrados e 21 estudos foram elegíveis. Nos resultados, os contextos dos estudos variaram, sendo a sua maioria publicado no contexto europeu. Em relação ao instrumento e análise, todos os estudos utilizaram de escala Likert que variava entre 5 e 11 pontos. Análise de equações estruturais foi a principal método de análise dos dados. Como resultado, os principais preditores encontrados foram a satisfação e a identificação. Sugere-se análises no contexto das Américas, em especial, no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).