Articulações entre pesquisa e estágio: a pesquisa-ação enquanto estratégia de formação em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65901

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Estágio, Formação de professores, Educação Física

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as articulações entre estágio e pesquisa-ação nos trabalhos de conclusão de curso de um curso de Licenciatura em EF. Com abordagem qualitativa do tipo documental, foram selecionados 23 trabalhos caracterizados como pesquisa-ação, realizados no período de 2009 a 2019. Na maioria dos trabalhos pesquisados, a pesquisa-ação sustenta a organização da intervenção pedagógica ocorrida nos estágios curriculares obrigatórios, porém apenas 1 apresentou discussões nas quais o estágio e a pesquisa-ação se articulavam a fim de refletir sobre a formação docente. Assim, conclui-se que ainda é necessário avançar nas discussões e nas estratégias de formação docente pela pesquisa, de modo especial, pela pesquisa-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Dal-Cin, Professora da rede pública estadual de ensino, Chapecó, Santa Catarina, Brasil, jamiledalcin@unochapeco.edu.br

Mestre em Educação. Professora da rede pública estadual de ensino, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Neusa Dendena Kleinubing, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó, Santa Catarina, Brasil, neusadk@gmail.com

Doutora em Educação. Professora na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

DAL-CIN, J.; DENDENA KLEINUBING, N. Articulações entre pesquisa e estágio: a pesquisa-ação enquanto estratégia de formação em educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65901. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65901. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais