Saúde coletiva e saúde pública no currículo dos cursos de educação física: uma revisão sistemática

A SYSTEMATIC REVIEW

Autores

  • Vítor Tavares da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, vitortavarees@outlook.com
  • Cintia Ramos Nicoes Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, cintianicoes@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-6209-8056
  • Alan Goularte Knuth Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, alan_knuth@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-2030-5747

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61062

Palavras-chave:

educação física, currículo, saúde pública, saúde coletiva

Resumo

Este estudo objetivou revisar as publicações que tematizam a Saúde Coletiva (SC) e a Saúde Pública (SP) no currículo dos cursos superiores de Educação Física (EF) no Brasil. Foi conduzida uma revisão sistemática da literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, PubMed, SciELO e SPORTDiscus, por meio da combinação dos descritores e termos “saúde pública” OR “saúde coletiva” AND “currículo” AND “educação física”. Seis pesquisas foram incluídas. Os artigos indicam pouca incorporação das temáticas de SC e SP pelos cursos de formação em EF. Ademais, aparecem majoritariamente na formação de cursos de bacharelado. Outrossim, mesmo presentes nos currículos, figuram de maneira frágil com insuficiente densidade para as interlocuções com os serviços públicos de saúde.

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Publicado

08-03-2021

Como Citar

Silva, V. T. da, Nicoes, C. R., & Knuth, A. G. (2021). Saúde coletiva e saúde pública no currículo dos cursos de educação física: uma revisão sistemática: A SYSTEMATIC REVIEW. Pensar a Prática, 24. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61062

Edição

Seção

Artigos de Revisão