O ensino do esporte na educação física escolar: um ensaio sobre as potencialidades do TGFU

Autores

  • Rodrigo Márcio de Oliveira e Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rodriggoedfis@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9872-2727
  • Gustavo De Conti Teixeira Costa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, conti02@ufg.br https://orcid.org/0000-0003-0911-8753

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66388

Palavras-chave:

TGFU, Esporte, Educação Física Escolar

Resumo

O esporte tem sido ensinado nas aulas de Educação Física a partir desenvolvimento das habilidades técnicas. Assim, deixa-se de cumprir os pressupostos de representatividade do jogo, de estimular os processos cognitivos da tomada de decisão e de incrementar a motivação dos alunos. Neste âmbito, modelos de ensino contemporâneos sugerem que a aprendizagem seja pautada na resolução de problemas táticos inerentes ao jogo, oportunizando a construção ativa da aprendizagem, possibilitando o incremento de competências esportivas e da motivação nas aulas de Educação Física. Assim, neste manuscrito abordamos as potencialidades do Teaching Games For Understanding (TGFU) para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física, bem como as suas atualizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Márcio de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rodriggoedfis@gmail.com

 

 

Gustavo De Conti Teixeira Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, conti02@ufg.br

Cognição e Ação Lab.

Downloads

Publicado

13-08-2021

Como Citar

Márcio de Oliveira e Silva, R. ., & Costa, G. D. C. T. (2021). O ensino do esporte na educação física escolar: um ensaio sobre as potencialidades do TGFU. Pensar a Prática, 24. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66388

Edição

Seção

Ensaios