O ensino do esporte na educação física escolar: um ensaio sobre as potencialidades do TGFU
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66388Palavras-chave:
TGFU, Esporte, Educação Física EscolarResumo
O esporte tem sido ensinado nas aulas de Educação Física a partir desenvolvimento das habilidades técnicas. Assim, deixa-se de cumprir os pressupostos de representatividade do jogo, de estimular os processos cognitivos da tomada de decisão e de incrementar a motivação dos alunos. Neste âmbito, modelos de ensino contemporâneos sugerem que a aprendizagem seja pautada na resolução de problemas táticos inerentes ao jogo, oportunizando a construção ativa da aprendizagem, possibilitando o incremento de competências esportivas e da motivação nas aulas de Educação Física. Assim, neste manuscrito abordamos as potencialidades do Teaching Games For Understanding (TGFU) para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física, bem como as suas atualizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).