Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes
THE MO AND THE INTERESTS OF RESEARCH GROUPS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67712Palavras-chave:
Subcampo acadêmico-científico, Educação Física escolar, Grupo de pesquisa, Periódico científicoResumo
O presente texto tem como objetivo apresentar a partir do modus operandi dos líderes dos grupos de pesquisa, os interesses que orientam a veiculação das produções aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível considerar que a veiculação da produção aos periódicos indica não apenas as estratégias e as ações que são organizadas pelos agentes para operarem cientificamente mas, sobretudo, que os interesses são político-epistemológicos e estão encharcados de intencionalidades, portanto, de compromisso com um determinado fazer científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).