As diretrizes curriculares nacionais da educação física de 2018 e as imprecisões em torno da saúde coletiva e o SUS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67182Palavras-chave:
Educação Física, Diretrizes Curriculares, Saúde Coletiva, Sistema Único de SaúdeResumo
O presente artigo apresenta uma análise e discussão sobre a emergência, os limites, imprecisões e as abordagens de saúde presentes nas novas diretrizes curriculares nacionais da educação física, instituídas pela resolução CNE/CES nº 6/2018. O documento carrega em si distintas perspectivas de saúde, o que não permite entender o quanto e de que formas se enfatizará o debate sobre SUS e a saúde coletiva. Embora inclua essas temáticas, a resolução demonstra pouca articulação com as políticas de formação na área da saúde, deixando lacunas em aspectos como a integração ensino-serviço-comunidade, a interprofissionalidade, noções de cuidado e perspectivas de atuação profissional.
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