O volume de prática em ginástica artística influencia o desempenho das habilidades motoras fundamentais

Autores

  • Letícia Pimenta Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, leticiapfe@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3865-024X
  • Nádia Fernanda Schmitt Marinho Universidade Salgado de Oliveira (SALGADO), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, nfsmarinho@gmail.com
  • Patrick Costa Ribeiro-Silva Centro Universitário do Sul de Minas (CSM), Minas Gerais, Varginha, Brasil, patrick.gedam35@gmail.com
  • Welisney Soares de Brito Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, welisneymodas@hotmail.com
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, rodolfobenda@yahoo.com.b

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68099

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor. Habilidades motoras fundamentais. Iniciação esportiva. Ginástica Artística.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do nível de rendimento em ginástica artística no desempenho de habilidades motoras fundamentais. Para tal, 22 ginastas (idade média=8,9 ±1,54) foram divididas em grupo escola de esportes e grupo equipe. A avaliação do desempenho motor foi realizada pelo TGMD-2. Os resultados, analisados pelos testes de Mann-Whitney e a análise qui-quadrado, indicaram desempenho superior do grupo equipe em habilidades fundamentais locomotoras, bem como no quociente motor. Concluiu-se que a quantidade de prática semanal pode influenciar os resultados, mas que há especificidade da prática quanto às categorias de habilidades fundamentais praticadas.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

FERREIRA, L. P.; MARINHO, N. F. S.; RIBEIRO-SILVA , P. C. .; BRITO , W. S. de .; BENDA, R. N. O volume de prática em ginástica artística influencia o desempenho das habilidades motoras fundamentais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.68099. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68099. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais