O rendimento escolar e o esporte na vida de alunos/atletas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64737

Palavras-chave:

Educação. Desempenho escolar. Esporte.

Resumo

O estudo objetiva analisar a influência do esporte no rendimento escolar de alunos atletas dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul a partir da percepção de treinadores. É uma pesquisa quali-quantitativa e utilizou-se o software IRAMUTEQ. Os resultados indicam que a falta de apoio dos professores das escolas, com programas flexíveis dificulta o bom desempenho escolar dos alunos atletas. Não foram encontrados indícios significantes de que o desempenho escolar é prejudicado pela rotina dos treinos e competições. Consideramos que um trabalho interdisciplinar entre treinadores, professores e gestores escolares podem favorecer para o planejamento de ações que promovam mudanças positivas para o desempenho escolar e para programas de treinamento esportivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO (UTAD) - PORTUGAL

Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro - UTAD (2017) - reconhecido no Brasil pelo Programa de Doutoramento em Educação Física-UPE/UFPA. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013). Especialização em Educação Física Adaptada e Inclusiva (IESNA, 2010) e Metodologia e Didática do Ensino Superior (MAFSUL, 2018); Graduação em Educação Física pela Faculdade de Administração de Fátima do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Editor da Revista Magsul de Educação Física na Fronteira. Foi professor nos cursos de Educação Física, Pedagogia, Nutrição e Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2011-2013); professor no curso de Educação Física e no Programa de Pós Graduação em Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida nas Faculdades MAGSUL em Ponta Porã-MS (2013-2018); professor no curso de Pedagogia na EaD/UFGD (2012-2016); e professor de Educação Física na educação básica nas Redes Estadual de Educação-MS e Municipal de Itaporã-MS. Tem interesse em temas relacionados à Pedagogia do Esporte, em especial no papel do professor de Educação Física.

Rogerio Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS)

Doutor em Ciências Humanas, Educação pela PUC-Rio (2017), licenciado em Educação Física pela UNESP, Rio Claro (1997), Mestre em Educação Física pela USP (2003). Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte (CLUCIEFE)

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT e Docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

Marcelo José Taques, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professor no curso de Educação Física Universidade Federal da Grande Dourados FAED – UFGD. Tem experiência na área de Educação Física e pedagogia, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos.

Ana Paula Moreira de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2019). Mestra em Educação (UFGD/2013). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdades Magsul/2018). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2009). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Políticas Afirmativas, Política de Cotas para Negros, Diversidade, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Saúde e Políticas Públicas Educacionais.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

RIZZO, D. T. de S.; ZAIM-DE-MELO, R. .; SCAGLIA, A. J.; TAQUES, M. J. .; PAULA MOREIRA DE SOUSA, A. O rendimento escolar e o esporte na vida de alunos/atletas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64737. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64737. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais