O rendimento escolar e o esporte na vida de alunos/atletas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64737

Keywords:

Physical education. School income. Sport.

Abstract

The study aims to analyze the influence of sport on the academic performance of student athletes of the Youth Games of Mato Grosso do Sul from the perception of coaches. It is a qualitative and quantitative research and the software IRAMUTEQ was used. The results indicate that the lack of support from school teachers, with flexible programs hinders the good school performance of student athletes. No significant evidence was found that school performance is hindered by the training and competition routine. We consider that an interdisciplinary work between coaches, teachers and school managers can favor the planning of actions that promote positive changes for school performance and for sports training programs.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO (UTAD) - PORTUGAL

Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro - UTAD (2017) - reconhecido no Brasil pelo Programa de Doutoramento em Educação Física-UPE/UFPA. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013). Especialização em Educação Física Adaptada e Inclusiva (IESNA, 2010) e Metodologia e Didática do Ensino Superior (MAFSUL, 2018); Graduação em Educação Física pela Faculdade de Administração de Fátima do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Editor da Revista Magsul de Educação Física na Fronteira. Foi professor nos cursos de Educação Física, Pedagogia, Nutrição e Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2011-2013); professor no curso de Educação Física e no Programa de Pós Graduação em Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida nas Faculdades MAGSUL em Ponta Porã-MS (2013-2018); professor no curso de Pedagogia na EaD/UFGD (2012-2016); e professor de Educação Física na educação básica nas Redes Estadual de Educação-MS e Municipal de Itaporã-MS. Tem interesse em temas relacionados à Pedagogia do Esporte, em especial no papel do professor de Educação Física.

Rogerio Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS)

Doutor em Ciências Humanas, Educação pela PUC-Rio (2017), licenciado em Educação Física pela UNESP, Rio Claro (1997), Mestre em Educação Física pela USP (2003). Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte (CLUCIEFE)

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT e Docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

Marcelo José Taques, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professor no curso de Educação Física Universidade Federal da Grande Dourados FAED – UFGD. Tem experiência na área de Educação Física e pedagogia, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos.

Ana Paula Moreira de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2019). Mestra em Educação (UFGD/2013). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdades Magsul/2018). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2009). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Políticas Afirmativas, Política de Cotas para Negros, Diversidade, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Saúde e Políticas Públicas Educacionais.

Published

2021-12-17

How to Cite

RIZZO, D. T. de S.; ZAIM-DE-MELO, R. .; SCAGLIA, A. J.; TAQUES, M. J. .; PAULA MOREIRA DE SOUSA, A. O rendimento escolar e o esporte na vida de alunos/atletas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64737. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64737. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais