O ciclo de políticas e o currículo vivido na educação física em uma escola de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64405

Palavras-chave:

Educação Física. Currículo. Escolas de Referência. Performatividade.

Resumo

O estudo busca descrever e compreender como as políticas curriculares para a Educação Física da Secretaria de Educação de Pernambuco são acessadas e traduzidas em ações pedagógicas. A análise foi realizada através de uma pesquisa com características etnográficas em uma escola de referência. Para a coleta de dados, foram utilizados um diário de campo, fichas de observação e entrevistas abertas. Os resultados mostram que as práticas curriculares da escola observada são, de sobremaneira, influenciadas pela ideologia da performatividade. Também percebemos que houve uma participação extraordinária dos alunos nas aulas de Educação Física, que está relacionada com a estrutura da escola de referência, a didática, as formas de planejamento e avaliação.

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Biografia do Autor

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UFVSF), Petrolina, Pernambuco, Brasil, alvaro.millen@gmail.com

Doutor em Educação Física

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Cleuber de Souza Gonçalves, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UFVSF), Petrolina, Pernambuco, Brasil, cleubersgoncalves@gmail.com

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

João Paulo Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Juazeiro, Bahia, Brasil, joaopaulo.tdf@gmail.com

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

MILLEN NETO, A. R.; DE SOUZA GONÇALVES, C.; SILVA DE OLIVEIRA, J. P. O ciclo de políticas e o currículo vivido na educação física em uma escola de referência. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.64405. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64405. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais