O ciclo de políticas e o currículo vivido na educação física em uma escola de referência
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64405Palavras-chave:
Educação Física. Currículo. Escolas de Referência. Performatividade.Resumo
O estudo busca descrever e compreender como as políticas curriculares para a Educação Física da Secretaria de Educação de Pernambuco são acessadas e traduzidas em ações pedagógicas. A análise foi realizada através de uma pesquisa com características etnográficas em uma escola de referência. Para a coleta de dados, foram utilizados um diário de campo, fichas de observação e entrevistas abertas. Os resultados mostram que as práticas curriculares da escola observada são, de sobremaneira, influenciadas pela ideologia da performatividade. Também percebemos que houve uma participação extraordinária dos alunos nas aulas de Educação Física, que está relacionada com a estrutura da escola de referência, a didática, as formas de planejamento e avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).