O corpo em cena: reflexões para a educação escolar

Autores

  • José Carlos dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, jcprofedf@gmail.com
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, weymoreira@uol.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59483

Palavras-chave:

Corporeidade. Educação. Escola

Resumo

O objetivo deste ensaio foi refletir sobre o corpo no cenário da educação escolar. Inicialmente, houve a preocupação de abordar como o fenômeno corpo tem sido percebido no ambiente escolar. Na sequência, ressaltou-se sobre como o ele tem sido sujeito alvo de amplas discussões no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental via a abordagem da corporeidade. As considerações finais propiciam refletir que, se direcionarmos nosso olhar para o corpo na escola, perceberemos que os processos educativos ainda continuam enraizados numa perspectiva de querer educar os corpos para serem ágeis, fortes, belos, saudáveis e inteligentes. Porém, esquecem de olhar o aluno que vai à escola como um sujeito de corpo inteiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, jcprofedf@gmail.com

Professor de Educação Física
Mestre em Educação Física pela Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI
Técnico em Arte Dramática

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, weymoreira@uol.com.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 75 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação e Mestrado em Educação Física e do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

DOS SANTOS, J. C.; MOREIRA, W. W. O corpo em cena: reflexões para a educação escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.59483. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59483. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios