O corpo em cena: reflexões para a educação escolar

Autores/as

  • José Carlos dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, jcprofedf@gmail.com
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, weymoreira@uol.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59483

Palabras clave:

Corporeidade. Educação. Escola

Resumen

El objetivo de este ensayo era reflexionar sobre el cuerpo en el escenario de la educación escolar. Al principio, existía la preocupación de abordar cómo se ha percibido el fenómeno del cuerpo en el entorno escolar. La continuación, se destacó cómo ha sido objeto de amplios debates en el Primer Ciclo de Educación Primaria a través del enfoque de la corporalidad. Las consideraciones finales nos permiten reflexionar que, si dirigimos nuestra mirada al cuerpo en la escuela, nos daremos cuenta de que los procesos educativos siguen arraigados en una perspectiva de querer educar a los cuerpos para que sean ágiles, fuertes, bellos, sanos e inteligentes. Sin embargo, se olvidan de mirar al estudiante que va a la escuela como una asignatura con un cuerpo entero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, jcprofedf@gmail.com

Professor de Educação Física
Mestre em Educação Física pela Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI
Técnico em Arte Dramática

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, weymoreira@uol.com.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 75 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação e Mestrado em Educação Física e do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Publicado

2021-03-08

Cómo citar

DOS SANTOS, J. C.; MOREIRA, W. W. O corpo em cena: reflexões para a educação escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.59483. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59483. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios