O corpo em cena: reflexões para a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59483Palavras-chave:
Corporeidade. Educação. EscolaResumo
O objetivo deste ensaio foi refletir sobre o corpo no cenário da educação escolar. Inicialmente, houve a preocupação de abordar como o fenômeno corpo tem sido percebido no ambiente escolar. Na sequência, ressaltou-se sobre como o ele tem sido sujeito alvo de amplas discussões no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental via a abordagem da corporeidade. As considerações finais propiciam refletir que, se direcionarmos nosso olhar para o corpo na escola, perceberemos que os processos educativos ainda continuam enraizados numa perspectiva de querer educar os corpos para serem ágeis, fortes, belos, saudáveis e inteligentes. Porém, esquecem de olhar o aluno que vai à escola como um sujeito de corpo inteiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).