O corpo em cena: reflexões para a educação escolar

Authors

  • José Carlos dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, jcprofedf@gmail.com
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, weymoreira@uol.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59483

Keywords:

Corporeidade. Educação. Escola

Abstract

The objective of this essay was to reflect on the body in the scenario of school education. Initially, there was a concern to address how the body phenomenon has been perceived in the school environment. Next, it was highlighted how it has been the subject of extensive discussions in the First Cycle of Elementary Education via the approach of corporeality. The final considerations allow us to reflect that, if we direct our look at the body in school, we will realize that the educational processes still remain rooted in a perspective of wanting to educate the bodies to be agile, strong, beautiful, healthy and intelligent. However, they forget to look at the student who goes to school as a subject with a whole body.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, jcprofedf@gmail.com

Professor de Educação Física
Mestre em Educação Física pela Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI
Técnico em Arte Dramática

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, weymoreira@uol.com.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 75 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação e Mestrado em Educação Física e do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Published

2021-03-08

How to Cite

DOS SANTOS, J. C.; MOREIRA, W. W. O corpo em cena: reflexões para a educação escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.59483. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59483. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Ensaios