Significados de corpo e saúde para adultos praticantes de dança

Autores

  • Marilia Merle Tirintan Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santos, São Paulo, Brasil, ailiram.mt@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2661-8330
  • Rogerio Cruz Oliveira Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santos, São Paulo, Brasil, rogerio.cruz@unifesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61413

Palavras-chave:

Corpo. Cultura. Saúde. Dança.

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender os significados de corpo e saúde para pessoas praticantes de dança não profissionais. Foi realizada uma etnografia numa escola de dança na cidade de São Paulo, na qual participaram 14 voluntários. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em entrevistas semiestruturadas e observação participante. A análise dos dados foi feita por categorias não apriorísticas. Como resultado, os significados de corpo se deram a partir de duas perspectivas: fragmentada e holística. Já os significados de saúde gravitaram em três categorias: cuidado, atitude e capacidade para agir. Concluímos que as pessoas envolvidas com a dança estão abertas e experimentam maneiras de viver bem, de se conhecer, para então serem felizes, satisfeitas e terem uma vida boa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Cruz Oliveira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santos, São Paulo, Brasil, rogerio.cruz@unifesp.br

Departamento de Ciências do Movimento Humano.

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Como Citar

MERLE TIRINTAN, M. .; OLIVEIRA, R. C. Significados de corpo e saúde para adultos praticantes de dança. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.61413. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/61413. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais