Significados de corpo e saúde para adultos praticantes de dança
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61413Palavras-chave:
Corpo. Cultura. Saúde. Dança.Resumo
O objetivo do estudo foi compreender os significados de corpo e saúde para pessoas praticantes de dança não profissionais. Foi realizada uma etnografia numa escola de dança na cidade de São Paulo, na qual participaram 14 voluntários. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em entrevistas semiestruturadas e observação participante. A análise dos dados foi feita por categorias não apriorísticas. Como resultado, os significados de corpo se deram a partir de duas perspectivas: fragmentada e holística. Já os significados de saúde gravitaram em três categorias: cuidado, atitude e capacidade para agir. Concluímos que as pessoas envolvidas com a dança estão abertas e experimentam maneiras de viver bem, de se conhecer, para então serem felizes, satisfeitas e terem uma vida boa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).