v. 20 (2020): Revista UFG

					Visualizar v. 20 (2020): Revista UFG
Publicado: 03-01-2020

Expediente

Editorial

Artigos

  • Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438
    José António Moreira, Eliane Schlemmer
  • Estágio em docência uma perspectiva de extensão universitária em um estabelecimento penal de regime fechado

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.58532
    Isabella Beatriz Gonçalves Lemes, Cássia Barbosa Reis
  • Escola de Games relato de experiência da aplicação de um curso piloto

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.61035
    Morgana Schenkel Junqueira, Tamara Cristina Ferreira, Guilherme Silva Tonon, Esdras Lins Bispo Junior, Ana Paula Freitas Vilela Boaventura
  • As tendências da educação e do trabalho na agenda internacional 2030

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62489
    João Roberto Resende Ferreira
  • Arte, educação contemporânea e cultura visual diálogos convergentes na mediação online

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59632
    Noeli Batista dos Santos, Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral
  • Sistema educacional para criação de apresentações multimídia de objetos culturais

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.60555
    Caroline Mazetto Mendes, Verônica Isabela Quandt, Luciano Silva, Olga Regina Pereira Bellon
  • Criança em questão repensando certezas com a família e a escola através das redes sociais

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.57030
    Débora Damacena de Andrade, Jordana de Castro Balduíno, Nayara Oliveira Feitosa
  • O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62992
    Fernanda Cristina Zimmermann Dorne, Sueli Ribeiro Comar
  • O Projeto Educacional de Makarenko Coletividade, Autogestão e Trabalho

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62970
    Zeli Isabel Ambros, Maria Abádia da Silva
  • Educação nutricional para pacientes em hemodiálise controle da hipercalemia e hiperfosfatemia

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62409
    Ana Luiza Araújo da Silva, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Ana Tereza Vaz de Souza Freitas
  • Perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos na cibercultura

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63266
    Terezinha Fernandes Martins de Souza, Dulce Márcia Cruz, Edméa Santos
  • Quando professores se tornam estudantes uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63333
    Daiani Damm Tonetto Riedner, Bruna Damiana Heinsfeld
  • Imaginar o feminino pesquisa, problema e método para a extensão na filosofia

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63313
    Benedetta Bisol, Priscila Rufinoni, Gigliola Mendes, Ana Paula Lopes
  • Aprendendo biologia na UNESP estudantes da escola básica vão à universidade

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63105
    Marina Ferreira, Thaís Gimenez da Silva Augusto
  • Assistência odontológica multidisciplinar à pessoa com deficiência impacto na qualidade de vida

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63106
    Amanda Lúcia Pereira, Lícia Clara Garcia Belizário, Tiago Esgalha da Rocha, Letícia Helena Theodoro, Ana Paula Farnezi Bassi
  • A boa-fé objetiva como cláusula geral e os pressupostos para a sua aplicação

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63557
    Alessandro Hirata, Beatriz Hernandes Silva
  • Sistema agroflorestal na agricultura familiar

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63772
    Wanderson Moreira dos Santos, Layanny Robert Faria, Anderson Fabrício Messias Rocha, Luís Sérgio Rodrigues Vale, Cássio da Silva Kran
  • Tecnologia social na escola indígena da aldeia Tereguá (Avaí, SP)

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63749
    Luciene Cristina Risso, Edmilson Ferreira Silva, Giovanna Carolina Fabiano, Eduardo Marques
  • A educação e a justiça social na superação das desigualdades sociais

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64904
    Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Alessandra de Paula Pereira, Araci Asinelli-Luz
  • Programa de Referência em Inclusão Social e a Prática de Ações em Saúde

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.60625
    Gabriela Carvalho Mizuno Alves, Graziele Lopes Teles, Juliana Santos de Souza Hannum, Marina de Moraes e Prado Morabi
  • Qualidade e Educação a Distância reflexões e entendimentos

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66359
    Alessandra Maieski, Ana Lara Casagrande, Kátia Morosov Alonso
  • Saneamento ambiental na comunidade Amapá, Belterra/PA um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65126
    Amanda Vitoria Nogueira, Isabela Coimbra Guimarães, Elaine Cristiny Evangelista dos Reis, Teógenes Luiz Silva da Costa
  • O sofrimento mental entre adolescentes e os benefícios através da arte

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66525
    Mariana Ávila Ferreira, Erlinda Martins Batista, Edna de Souza Olive
  • O projeto de extensão Unati-Assis em perspectiva trajetória, desenvolvimento e ações

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64638
    Kátia Rodrigues Mello Miranda, Laura Pagnan Condini, Joyce Máximo de Almeida
  • A interface de ensino-extensão em um grupo de gestante impactos na formação profissional

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63525
    Gabrielly Stefany Loiola Cabral , Carmen Serrano Darc , Amanda Karoliny Ferreira Games , Bruna Mendes de Sousa, Hélio Galdino-Júnior
  • Educação em saúde para estudantes sobre câncer de mama relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66268
    Ana Paula Alonso Reis Mairink, Clícia Valim Côrtes Gradim, Marislei Sanches Panobianco
  • Um estudo sobre exclusão social e depressão a partir do plantão psicológico

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66615
    Mikelly Neves Silva, Érico Douglas Vieira
  • Avaliação higiênico-sanitária da água, bebedouros e manipuladores de alimentos em escola municipal

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62608
    Thales Del'Arcos, Milena do Nascimento Santos, Marcilei Guilhermina Siqueira Gonçalves, Camila Nair Batista Couto Villanoeva, Ana Teresa Péret Dell'Isola

Dossiê - Experiências de enriquecimento mútuo: desde e com a comunidade surda

  • Inclusão dos surdos no Brasil do oralismo ao bilinguismo

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62052
    Marlene Barbosa de Freitas Reis, Isadora Cristinny Vieira de Morais
  • Revisão sistemática da disciplina de libras nos cursos de licenciatura no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65230
    Leila Cristina Silva da Silva, Juliana Guimarães Faria, Soraya Bianca Reis Duarte
  • Uma proposta de ensino para alunos surdos à luz da semiótica social

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64348
    Tayana Dias de Menezes
  • E o seu nome é Jonas recursos visuais e textuais/verbais como crítica ao discurso oralista na educação de surdos

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66285
    Tatiane da Silva Carvalho Pereira, Gláucia Vieira Cândido, Jorge Lucas Marcelo dos Santos
  • Saúde mental em pessoas surdas melhorando a alfabetização por meio da colaboração entre a comunidade surda e ouvinte

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.67079
    Tracey Anne Bone
  • Atendimento educacional especializado sob a perspectiva do CAS/Goiânia parâmetros para a escola regular

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66337
    Bruna Ferreira Silva; Carla Salomé Margarida de Souza; Kênia Abbadia de Melo
  • O agir militante em um projeto de extensão com a comunidade surda

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66725
    Nubia Garcia Vianna, Janice Gonçalves Temoteo Marques
  • A leitura na educação do surdo na Espanha e na Argentina

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66424
    María Virginia Hael, Virginia González Santamaría
  • Um, dois ou mais intérpretes em sala de aula? Não se trata apenas de uma questão numérica

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66423
    Neiva Aquino Albres, Giliard Kelm
  • Promoção da saúde em pessoas idosas surdas na comunidade surda

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66751
    Meritxell Segovia-Quiñones, Vera Ponce-López, Neuma Chaveiro, Eva Gómez-Rodríguez, Dolors Rodríguez-Martín

Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura

  • A medida provisória 936/2020 e a mediação coletiva aos trabalhadores idosos aposentados

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64688
    Leda Maria Messias da Silva, Leticia Mayumi Almeida Takeshita
  • Educação e ambientes híbridos de aprendizagem um processo de inovação sustentada

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027
    José António Moreira, Maria João Horta
  • Extensão universitária e práticas pedagógicas na escola da cultura digital uma experiência

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65529
    Ana Lara Casagrande
  • Debates virtuais sobre subjetividade, sociedade e política na pandemia de COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65577
    Érico Douglas Vieira
  • Webseminários do Projeto Endo Z experiência em meio à pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65972
    Larissa Moreira Pinto, Lucas Peixoto de Araújo, Lucas Pinto Carpena, Nádia de Souza Ferreira, Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
  • Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65451
    Luciane Cardoso Barzotto, Rosana Kim Jobim, Renata Duval Martins, Bruna Casimiro Siciliani, Matheus Soletti Alles
  • Distanciamento social em rede a extensão universitária auxiliando microempreendedores no enfrentamento da pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65540
    Jones Machado, Patrícia Milano Pérsigo, Joel Felipe Guindani, Rafael Foletto, Bruna Bonadeo
  • Extensão da PUC Goiás na pandemia da COVID-19 quando os vínculos com a comunidade se estendem ao mundo virtual

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65557
    Eliani Fátima Covem Queiroz
  • Jornal escolar e compromisso social em tempos pandêmicos a experiência do Projeto Folha CEFET

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66644
    Andreza Barboza Nora, Ana Letícia Couto Araujo
  • “Cada um no seu quadrado” Processos artísticos em tempos de isolamento domiciliar

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66750
    Victor Hugo Neves de Oliveira, Andreza Rodrigues Chaves, Melquisedec Abrantes Barbosa, Flávia Paiva Silva, Lis Maria Souza Sabino
  • Docência em EJA no IFG extensão no contexto da Pandemia Covid-19

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66489
    Josué Vidal Pereira, Sebastião Cláudio Barbosa
  • Festa literária de Santa Maria em casa atuação no contexto de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66672
    Camila Steinhorst, Aylon de Oliveira Dutra, Raquel Trentin Oliveira
  • Enfrentamento à Covid-19 união de esforços para combater a disseminação do vírus

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66708
    Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, Milena Carla Espósito, Liliana Batista Vieira, Tiago Marques dos Reis
  • Projeto de extensão de basquetebol adaptado no contexto da pandemia de Covid-19

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66740
    Lana Ferreira de Lima, Carolina de Fátima Guimarães , Leomar Cardoso Arruda
  • Cidade e cinema diálogos sobre questões de moradia e corpografias urbanas

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66710
    Matheus Guimarães Costa, Alex Santana França

Dossiê: o discurso anti-ciência nas redes sociais na internet

  • A literacia digital frente ao discurso anticiência e às fake news

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65947
    Doglas Cesar Lucas, Lucas Oliveira Vianna, Matheus Thiago Carvalho Mendonça
  • Discurso anti-ciência a desinformação como estratégia de ataque à produção científica

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66366
    Leonardo Luiz de Souza Rezio, Magno Luiz Medeiros da Silva
  • Revisionismo histórico e educação para a barbárie a verdade da "Brasil Paralelo"

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64896
    Bruno Antonio Picoli, Vanessa Chitolina, Roberta Guimarães
  • Fotoperformance como estratégia artística isolamento social voluntário e reinvenção da casa

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63960
    Tatiana dos Santos Duarte, Thiago Heinemann Rodeghiero
  • É fato ou é fake? Notícias falsas e pós-verdade no ensino de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65943
    Patrícia Graciela Rocha, Fabiana Biondo
  • Medo, infodemia e desinformação a timeline dos discursos sobre coronavírus nas redes sociais

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66593
    Fabio Malini, Camilla Reisler Cavalcanti, Ana Paula Miranda Costa Bergami, Ligia Iunes Venturott, Marcela Tessarolo
  • Relatos de uma jornada exploratória por grupos com viés anti-ciência

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66663
    Márcio Augusto Scherma, Victor Garcia Miranda
  • Pesquisa-formação sobre fake news numa perspectiva crítica discurso anticiência

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65944
    Lucinalva de Almeida Silva, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
  • Acesso à (des)informação no Brasil no contexto de pandemia o posicionamento oficial anticiência e as suas consequentes violações aos direitos humanos fundamentais

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66629
    Jandré Corrêa Batista

Resenha

  • Durkheim, o primeiro pensador da sociedade que trata também da educação

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62574
    Simone Corbiniano

Ensaio Visual

  • Natureza em movimento registros de paisagens e belezas naturais de cotidiano ribeirinhos da Amazônia

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63001
    Rosenildo da Costa Pereira
  • Quando o saber emerge do concreto

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59147
    Kênia Amaral Duarte dos Santos, Raphael Lopes Olegário
  • Arquitetura popular do século XX em Goiás Velho

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63271
    Elio Moroni Filho
  • Relíquias da terra do ouro: ensaio visual comentado

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66220
    Elio Moroni Filho
  • Saberes das águas intertrocas contínuas entre pessoas, saberes e uma fluida ancestralidade amazônica

    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64191
    Eliene da Silva Alves, Eliana Campos Pojo Toutonge

Pareceristas Ad Hoc