Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Atual
Arquivos
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 (2020): Revista UFG
v. 20 (2020): Revista UFG
Publicado:
03-01-2020
Expediente
Expediente 2020
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
PDF
Editorial
Editorial 2020
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
PDF
Artigos
Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife
José António Moreira, Eliane Schlemmer
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438
Estágio em docência
uma perspectiva de extensão universitária em um estabelecimento penal de regime fechado
Isabella Beatriz Gonçalves Lemes, Cássia Barbosa Reis
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.58532
Escola de Games
relato de experiência da aplicação de um curso piloto
Morgana Schenkel Junqueira, Tamara Cristina Ferreira, Guilherme Silva Tonon, Esdras Lins Bispo Junior, Ana Paula Freitas Vilela Boaventura
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.61035
As tendências da educação e do trabalho na agenda internacional 2030
João Roberto Resende Ferreira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62489
Arte, educação contemporânea e cultura visual
diálogos convergentes na mediação online
Noeli Batista dos Santos, Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59632
Sistema educacional para criação de apresentações multimídia de objetos culturais
Caroline Mazetto Mendes, Verônica Isabela Quandt, Luciano Silva, Olga Regina Pereira Bellon
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.60555
Criança em questão
repensando certezas com a família e a escola através das redes sociais
Débora Damacena de Andrade, Jordana de Castro Balduíno, Nayara Oliveira Feitosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.57030
O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais
Fernanda Cristina Zimmermann Dorne, Sueli Ribeiro Comar
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62992
O Projeto Educacional de Makarenko
Coletividade, Autogestão e Trabalho
Zeli Isabel Ambros, Maria Abádia da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62970
Educação nutricional para pacientes em hemodiálise
controle da hipercalemia e hiperfosfatemia
Ana Luiza Araújo da Silva, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Ana Tereza Vaz de Souza Freitas
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62409
Perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos na cibercultura
Terezinha Fernandes Martins de Souza, Dulce Márcia Cruz, Edméa Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63266
Quando professores se tornam estudantes
uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos
Daiani Damm Tonetto Riedner, Bruna Damiana Heinsfeld
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63333
Imaginar o feminino
pesquisa, problema e método para a extensão na filosofia
Benedetta Bisol, Priscila Rufinoni, Gigliola Mendes, Ana Paula Lopes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63313
Aprendendo biologia na UNESP
estudantes da escola básica vão à universidade
Marina Ferreira, Thaís Gimenez da Silva Augusto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63105
Assistência odontológica multidisciplinar à pessoa com deficiência
impacto na qualidade de vida
Amanda Lúcia Pereira, Lícia Clara Garcia Belizário, Tiago Esgalha da Rocha, Letícia Helena Theodoro, Ana Paula Farnezi Bassi
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63106
A boa-fé objetiva como cláusula geral e os pressupostos para a sua aplicação
Alessandro Hirata, Beatriz Hernandes Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63557
Sistema agroflorestal na agricultura familiar
Wanderson Moreira dos Santos, Layanny Robert Faria, Anderson Fabrício Messias Rocha, Luís Sérgio Rodrigues Vale, Cássio da Silva Kran
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63772
Tecnologia social na escola indígena da aldeia Tereguá (Avaí, SP)
Luciene Cristina Risso, Edmilson Ferreira Silva, Giovanna Carolina Fabiano, Eduardo Marques
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63749
A educação e a justiça social na superação das desigualdades sociais
Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Alessandra de Paula Pereira, Araci Asinelli-Luz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64904
Programa de Referência em Inclusão Social e a Prática de Ações em Saúde
Gabriela Carvalho Mizuno Alves, Graziele Lopes Teles, Juliana Santos de Souza Hannum, Marina de Moraes e Prado Morabi
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.60625
Qualidade e Educação a Distância
reflexões e entendimentos
Alessandra Maieski, Ana Lara Casagrande, Kátia Morosov Alonso
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66359
Saneamento ambiental na comunidade Amapá, Belterra/PA
um relato de experiência
Amanda Vitoria Nogueira, Isabela Coimbra Guimarães, Elaine Cristiny Evangelista dos Reis, Teógenes Luiz Silva da Costa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65126
O sofrimento mental entre adolescentes e os benefícios através da arte
Mariana Ávila Ferreira, Erlinda Martins Batista, Edna de Souza Olive
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66525
O projeto de extensão Unati-Assis em perspectiva
trajetória, desenvolvimento e ações
Kátia Rodrigues Mello Miranda, Laura Pagnan Condini, Joyce Máximo de Almeida
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64638
A interface de ensino-extensão em um grupo de gestante
impactos na formação profissional
Gabrielly Stefany Loiola Cabral , Carmen Serrano Darc , Amanda Karoliny Ferreira Games , Bruna Mendes de Sousa, Hélio Galdino-Júnior
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63525
Educação em saúde para estudantes sobre câncer de mama
relato de experiência
Ana Paula Alonso Reis Mairink, Clícia Valim Côrtes Gradim, Marislei Sanches Panobianco
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66268
Um estudo sobre exclusão social e depressão a partir do plantão psicológico
Mikelly Neves Silva, Érico Douglas Vieira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66615
Avaliação higiênico-sanitária da água, bebedouros e manipuladores de alimentos em escola municipal
Thales Del'Arcos, Milena do Nascimento Santos, Marcilei Guilhermina Siqueira Gonçalves, Camila Nair Batista Couto Villanoeva, Ana Teresa Péret Dell'Isola
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62608
Dossiê - Experiências de enriquecimento mútuo: desde e com a comunidade surda
Inclusão dos surdos no Brasil
do oralismo ao bilinguismo
Marlene Barbosa de Freitas Reis, Isadora Cristinny Vieira de Morais
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62052
Revisão sistemática da disciplina de libras nos cursos de licenciatura no Brasil
Leila Cristina Silva da Silva, Juliana Guimarães Faria, Soraya Bianca Reis Duarte
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65230
Uma proposta de ensino para alunos surdos à luz da semiótica social
Tayana Dias de Menezes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64348
E o seu nome é Jonas
recursos visuais e textuais/verbais como crítica ao discurso oralista na educação de surdos
Tatiane da Silva Carvalho Pereira, Gláucia Vieira Cândido, Jorge Lucas Marcelo dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66285
Saúde mental em pessoas surdas
melhorando a alfabetização por meio da colaboração entre a comunidade surda e ouvinte
Tracey Anne Bone
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.67079
Atendimento educacional especializado sob a perspectiva do CAS/Goiânia
parâmetros para a escola regular
Bruna Ferreira Silva; Carla Salomé Margarida de Souza; Kênia Abbadia de Melo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66337
O agir militante em um projeto de extensão com a comunidade surda
Nubia Garcia Vianna, Janice Gonçalves Temoteo Marques
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66725
A leitura na educação do surdo na Espanha e na Argentina
María Virginia Hael, Virginia González Santamaría
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66424
Um, dois ou mais intérpretes em sala de aula? Não se trata apenas de uma questão numérica
Neiva Aquino Albres, Giliard Kelm
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66423
Promoção da saúde em pessoas idosas surdas na comunidade surda
Meritxell Segovia-Quiñones, Vera Ponce-López, Neuma Chaveiro, Eva Gómez-Rodríguez, Dolors Rodríguez-Martín
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66751
Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura
A medida provisória 936/2020 e a mediação coletiva aos trabalhadores idosos aposentados
Leda Maria Messias da Silva, Leticia Mayumi Almeida Takeshita
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64688
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem
um processo de inovação sustentada
José António Moreira, Maria João Horta
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027
Extensão universitária e práticas pedagógicas na escola da cultura digital
uma experiência
Ana Lara Casagrande
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65529
Debates virtuais sobre subjetividade, sociedade e política na pandemia de COVID-19
Érico Douglas Vieira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65577
Webseminários do Projeto Endo Z
experiência em meio à pandemia
Larissa Moreira Pinto, Lucas Peixoto de Araújo, Lucas Pinto Carpena, Nádia de Souza Ferreira, Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65972
Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade
Luciane Cardoso Barzotto, Rosana Kim Jobim, Renata Duval Martins, Bruna Casimiro Siciliani, Matheus Soletti Alles
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65451
Distanciamento social em rede
a extensão universitária auxiliando microempreendedores no enfrentamento da pandemia
Jones Machado, Patrícia Milano Pérsigo, Joel Felipe Guindani, Rafael Foletto, Bruna Bonadeo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65540
Extensão da PUC Goiás na pandemia da COVID-19
quando os vínculos com a comunidade se estendem ao mundo virtual
Eliani Fátima Covem Queiroz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65557
Jornal escolar e compromisso social em tempos pandêmicos a experiência do Projeto Folha CEFET
Andreza Barboza Nora, Ana Letícia Couto Araujo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66644
“Cada um no seu quadrado”
Processos artísticos em tempos de isolamento domiciliar
Victor Hugo Neves de Oliveira, Andreza Rodrigues Chaves, Melquisedec Abrantes Barbosa, Flávia Paiva Silva, Lis Maria Souza Sabino
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66750
Docência em EJA no IFG
extensão no contexto da Pandemia Covid-19
Josué Vidal Pereira, Sebastião Cláudio Barbosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66489
Festa literária de Santa Maria em casa
atuação no contexto de pandemia
Camila Steinhorst, Aylon de Oliveira Dutra, Raquel Trentin Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66672
Enfrentamento à Covid-19
união de esforços para combater a disseminação do vírus
Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, Milena Carla Espósito, Liliana Batista Vieira, Tiago Marques dos Reis
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66708
Projeto de extensão de basquetebol adaptado no contexto da pandemia de Covid-19
Lana Ferreira de Lima, Carolina de Fátima Guimarães , Leomar Cardoso Arruda
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66740
Cidade e cinema
diálogos sobre questões de moradia e corpografias urbanas
Matheus Guimarães Costa, Alex Santana França
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66710
Dossiê: o discurso anti-ciência nas redes sociais na internet
A literacia digital frente ao discurso anticiência e às fake news
Doglas Cesar Lucas, Lucas Oliveira Vianna, Matheus Thiago Carvalho Mendonça
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65947
Discurso anti-ciência
a desinformação como estratégia de ataque à produção científica
Leonardo Luiz de Souza Rezio, Magno Luiz Medeiros da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66366
Revisionismo histórico e educação para a barbárie
a verdade da "Brasil Paralelo"
Bruno Antonio Picoli, Vanessa Chitolina, Roberta Guimarães
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64896
Fotoperformance como estratégia artística
isolamento social voluntário e reinvenção da casa
Tatiana dos Santos Duarte, Thiago Heinemann Rodeghiero
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63960
É fato ou é fake?
Notícias falsas e pós-verdade no ensino de língua portuguesa
Patrícia Graciela Rocha, Fabiana Biondo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65943
Medo, infodemia e desinformação
a timeline dos discursos sobre coronavírus nas redes sociais
Fabio Malini, Camilla Reisler Cavalcanti, Ana Paula Miranda Costa Bergami, Ligia Iunes Venturott, Marcela Tessarolo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66593
Relatos de uma jornada exploratória por grupos com viés anti-ciência
Márcio Augusto Scherma, Victor Garcia Miranda
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66663
Pesquisa-formação sobre fake news numa perspectiva crítica
discurso anticiência
Lucinalva de Almeida Silva, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65944
Acesso à (des)informação no Brasil no contexto de pandemia
o posicionamento oficial anticiência e as suas consequentes violações aos direitos humanos fundamentais
Jandré Corrêa Batista
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66629
Resenha
Durkheim, o primeiro pensador da sociedade que trata também da educação
Simone Corbiniano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62574
Ensaio Visual
Natureza em movimento
registros de paisagens e belezas naturais de cotidiano ribeirinhos da Amazônia
Rosenildo da Costa Pereira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63001
Quando o saber emerge do concreto
Kênia Amaral Duarte dos Santos, Raphael Lopes Olegário
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59147
Arquitetura popular do século XX em Goiás Velho
Elio Moroni Filho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63271
Relíquias da terra do ouro: ensaio visual comentado
Elio Moroni Filho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66220
Saberes das águas
intertrocas contínuas entre pessoas, saberes e uma fluida ancestralidade amazônica
Eliene da Silva Alves, Eliana Campos Pojo Toutonge
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64191
Pareceristas Ad Hoc
Lista de Pareceristas Ad Hoc
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems