v. 20 (2020): Revista UFG

					Visualizar v. 20 (2020): Revista UFG
Publicado: 03-01-2020

Expediente

Editorial

Artigos

  • Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife

    José António Moreira, Eliane Schlemmer
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438
  • Estágio em docência uma perspectiva de extensão universitária em um estabelecimento penal de regime fechado

    Isabella Beatriz Gonçalves Lemes, Cássia Barbosa Reis
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.58532
  • Escola de Games relato de experiência da aplicação de um curso piloto

    Morgana Schenkel Junqueira, Tamara Cristina Ferreira, Guilherme Silva Tonon, Esdras Lins Bispo Junior, Ana Paula Freitas Vilela Boaventura
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.61035
  • As tendências da educação e do trabalho na agenda internacional 2030

    João Roberto Resende Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62489
  • Arte, educação contemporânea e cultura visual diálogos convergentes na mediação online

    Noeli Batista dos Santos, Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59632
  • Sistema educacional para criação de apresentações multimídia de objetos culturais

    Caroline Mazetto Mendes, Verônica Isabela Quandt, Luciano Silva, Olga Regina Pereira Bellon
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.60555
  • Criança em questão repensando certezas com a família e a escola através das redes sociais

    Débora Damacena de Andrade, Jordana de Castro Balduíno, Nayara Oliveira Feitosa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.57030
  • O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais

    Fernanda Cristina Zimmermann Dorne, Sueli Ribeiro Comar
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62992
  • O Projeto Educacional de Makarenko Coletividade, Autogestão e Trabalho

    Zeli Isabel Ambros, Maria Abádia da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62970
  • Educação nutricional para pacientes em hemodiálise controle da hipercalemia e hiperfosfatemia

    Ana Luiza Araújo da Silva, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Ana Tereza Vaz de Souza Freitas
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62409
  • Perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos na cibercultura

    Terezinha Fernandes Martins de Souza, Dulce Márcia Cruz, Edméa Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63266
  • Quando professores se tornam estudantes uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos

    Daiani Damm Tonetto Riedner, Bruna Damiana Heinsfeld
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63333
  • Imaginar o feminino pesquisa, problema e método para a extensão na filosofia

    Benedetta Bisol, Priscila Rufinoni, Gigliola Mendes, Ana Paula Lopes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63313
  • Aprendendo biologia na UNESP estudantes da escola básica vão à universidade

    Marina Ferreira, Thaís Gimenez da Silva Augusto
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63105
  • Assistência odontológica multidisciplinar à pessoa com deficiência impacto na qualidade de vida

    Amanda Lúcia Pereira, Lícia Clara Garcia Belizário, Tiago Esgalha da Rocha, Letícia Helena Theodoro, Ana Paula Farnezi Bassi
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63106
  • A boa-fé objetiva como cláusula geral e os pressupostos para a sua aplicação

    Alessandro Hirata, Beatriz Hernandes Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63557
  • Sistema agroflorestal na agricultura familiar

    Wanderson Moreira dos Santos, Layanny Robert Faria, Anderson Fabrício Messias Rocha, Luís Sérgio Rodrigues Vale, Cássio da Silva Kran
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63772
  • Tecnologia social na escola indígena da aldeia Tereguá (Avaí, SP)

    Luciene Cristina Risso, Edmilson Ferreira Silva, Giovanna Carolina Fabiano, Eduardo Marques
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63749
  • A educação e a justiça social na superação das desigualdades sociais

    Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Alessandra de Paula Pereira, Araci Asinelli-Luz
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64904
  • Programa de Referência em Inclusão Social e a Prática de Ações em Saúde

    Gabriela Carvalho Mizuno Alves, Graziele Lopes Teles, Juliana Santos de Souza Hannum, Marina de Moraes e Prado Morabi
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.60625
  • Qualidade e Educação a Distância reflexões e entendimentos

    Alessandra Maieski, Ana Lara Casagrande, Kátia Morosov Alonso
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66359
  • Saneamento ambiental na comunidade Amapá, Belterra/PA um relato de experiência

    Amanda Vitoria Nogueira, Isabela Coimbra Guimarães, Elaine Cristiny Evangelista dos Reis, Teógenes Luiz Silva da Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65126
  • O sofrimento mental entre adolescentes e os benefícios através da arte

    Mariana Ávila Ferreira, Erlinda Martins Batista, Edna de Souza Olive
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66525
  • O projeto de extensão Unati-Assis em perspectiva trajetória, desenvolvimento e ações

    Kátia Rodrigues Mello Miranda, Laura Pagnan Condini, Joyce Máximo de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64638
  • A interface de ensino-extensão em um grupo de gestante impactos na formação profissional

    Gabrielly Stefany Loiola Cabral , Carmen Serrano Darc , Amanda Karoliny Ferreira Games , Bruna Mendes de Sousa, Hélio Galdino-Júnior
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63525
  • Educação em saúde para estudantes sobre câncer de mama relato de experiência

    Ana Paula Alonso Reis Mairink, Clícia Valim Côrtes Gradim, Marislei Sanches Panobianco
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66268
  • Um estudo sobre exclusão social e depressão a partir do plantão psicológico

    Mikelly Neves Silva, Érico Douglas Vieira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66615
  • Avaliação higiênico-sanitária da água, bebedouros e manipuladores de alimentos em escola municipal

    Thales Del'Arcos, Milena do Nascimento Santos, Marcilei Guilhermina Siqueira Gonçalves, Camila Nair Batista Couto Villanoeva, Ana Teresa Péret Dell'Isola
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62608

Dossiê - Experiências de enriquecimento mútuo: desde e com a comunidade surda

  • Inclusão dos surdos no Brasil do oralismo ao bilinguismo

    Marlene Barbosa de Freitas Reis, Isadora Cristinny Vieira de Morais
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62052
  • Revisão sistemática da disciplina de libras nos cursos de licenciatura no Brasil

    Leila Cristina Silva da Silva, Juliana Guimarães Faria, Soraya Bianca Reis Duarte
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65230
  • Uma proposta de ensino para alunos surdos à luz da semiótica social

    Tayana Dias de Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64348
  • E o seu nome é Jonas recursos visuais e textuais/verbais como crítica ao discurso oralista na educação de surdos

    Tatiane da Silva Carvalho Pereira, Gláucia Vieira Cândido, Jorge Lucas Marcelo dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66285
  • Saúde mental em pessoas surdas melhorando a alfabetização por meio da colaboração entre a comunidade surda e ouvinte

    Tracey Anne Bone
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.67079
  • Atendimento educacional especializado sob a perspectiva do CAS/Goiânia parâmetros para a escola regular

    Bruna Ferreira Silva; Carla Salomé Margarida de Souza; Kênia Abbadia de Melo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66337
  • O agir militante em um projeto de extensão com a comunidade surda

    Nubia Garcia Vianna, Janice Gonçalves Temoteo Marques
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66725
  • A leitura na educação do surdo na Espanha e na Argentina

    María Virginia Hael, Virginia González Santamaría
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66424
  • Um, dois ou mais intérpretes em sala de aula? Não se trata apenas de uma questão numérica

    Neiva Aquino Albres, Giliard Kelm
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66423
  • Promoção da saúde em pessoas idosas surdas na comunidade surda

    Meritxell Segovia-Quiñones, Vera Ponce-López, Neuma Chaveiro, Eva Gómez-Rodríguez, Dolors Rodríguez-Martín
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66751

Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura

  • A medida provisória 936/2020 e a mediação coletiva aos trabalhadores idosos aposentados

    Leda Maria Messias da Silva, Leticia Mayumi Almeida Takeshita
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64688
  • Educação e ambientes híbridos de aprendizagem um processo de inovação sustentada

    José António Moreira, Maria João Horta
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027
  • Extensão universitária e práticas pedagógicas na escola da cultura digital uma experiência

    Ana Lara Casagrande
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65529
  • Debates virtuais sobre subjetividade, sociedade e política na pandemia de COVID-19

    Érico Douglas Vieira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65577
  • Webseminários do Projeto Endo Z experiência em meio à pandemia

    Larissa Moreira Pinto, Lucas Peixoto de Araújo, Lucas Pinto Carpena, Nádia de Souza Ferreira, Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65972
  • Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade

    Luciane Cardoso Barzotto, Rosana Kim Jobim, Renata Duval Martins, Bruna Casimiro Siciliani, Matheus Soletti Alles
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65451
  • Distanciamento social em rede a extensão universitária auxiliando microempreendedores no enfrentamento da pandemia

    Jones Machado, Patrícia Milano Pérsigo, Joel Felipe Guindani, Rafael Foletto, Bruna Bonadeo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65540
  • Extensão da PUC Goiás na pandemia da COVID-19 quando os vínculos com a comunidade se estendem ao mundo virtual

    Eliani Fátima Covem Queiroz
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65557
  • Jornal escolar e compromisso social em tempos pandêmicos a experiência do Projeto Folha CEFET

    Andreza Barboza Nora, Ana Letícia Couto Araujo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66644
  • “Cada um no seu quadrado” Processos artísticos em tempos de isolamento domiciliar

    Victor Hugo Neves de Oliveira, Andreza Rodrigues Chaves, Melquisedec Abrantes Barbosa, Flávia Paiva Silva, Lis Maria Souza Sabino
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66750
  • Docência em EJA no IFG extensão no contexto da Pandemia Covid-19

    Josué Vidal Pereira, Sebastião Cláudio Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66489
  • Festa literária de Santa Maria em casa atuação no contexto de pandemia

    Camila Steinhorst, Aylon de Oliveira Dutra, Raquel Trentin Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66672
  • Enfrentamento à Covid-19 união de esforços para combater a disseminação do vírus

    Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, Milena Carla Espósito, Liliana Batista Vieira, Tiago Marques dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66708
  • Projeto de extensão de basquetebol adaptado no contexto da pandemia de Covid-19

    Lana Ferreira de Lima, Carolina de Fátima Guimarães , Leomar Cardoso Arruda
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66740
  • Cidade e cinema diálogos sobre questões de moradia e corpografias urbanas

    Matheus Guimarães Costa, Alex Santana França
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66710

Dossiê: o discurso anti-ciência nas redes sociais na internet

  • A literacia digital frente ao discurso anticiência e às fake news

    Doglas Cesar Lucas, Lucas Oliveira Vianna, Matheus Thiago Carvalho Mendonça
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65947
  • Discurso anti-ciência a desinformação como estratégia de ataque à produção científica

    Leonardo Luiz de Souza Rezio, Magno Luiz Medeiros da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66366
  • Revisionismo histórico e educação para a barbárie a verdade da "Brasil Paralelo"

    Bruno Antonio Picoli, Vanessa Chitolina, Roberta Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64896
  • Fotoperformance como estratégia artística isolamento social voluntário e reinvenção da casa

    Tatiana dos Santos Duarte, Thiago Heinemann Rodeghiero
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63960
  • É fato ou é fake? Notícias falsas e pós-verdade no ensino de língua portuguesa

    Patrícia Graciela Rocha, Fabiana Biondo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65943
  • Medo, infodemia e desinformação a timeline dos discursos sobre coronavírus nas redes sociais

    Fabio Malini, Camilla Reisler Cavalcanti, Ana Paula Miranda Costa Bergami, Ligia Iunes Venturott, Marcela Tessarolo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66593
  • Relatos de uma jornada exploratória por grupos com viés anti-ciência

    Márcio Augusto Scherma, Victor Garcia Miranda
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66663
  • Pesquisa-formação sobre fake news numa perspectiva crítica discurso anticiência

    Lucinalva de Almeida Silva, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65944
  • Acesso à (des)informação no Brasil no contexto de pandemia o posicionamento oficial anticiência e as suas consequentes violações aos direitos humanos fundamentais

    Jandré Corrêa Batista
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66629

Resenha

  • Durkheim, o primeiro pensador da sociedade que trata também da educação

    Simone Corbiniano
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62574

Ensaio Visual

  • Natureza em movimento registros de paisagens e belezas naturais de cotidiano ribeirinhos da Amazônia

    Rosenildo da Costa Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63001
  • Quando o saber emerge do concreto

    Kênia Amaral Duarte dos Santos, Raphael Lopes Olegário
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59147
  • Arquitetura popular do século XX em Goiás Velho

    Elio Moroni Filho
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63271
  • Relíquias da terra do ouro: ensaio visual comentado

    Elio Moroni Filho
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66220
  • Saberes das águas intertrocas contínuas entre pessoas, saberes e uma fluida ancestralidade amazônica

    Eliene da Silva Alves, Eliana Campos Pojo Toutonge
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64191

Pareceristas Ad Hoc