Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife

Autores

  • José António Moreira Universidade Aberta de Portugal (UAB), Porto, Douro Litoral, Portugal jmoreira@uab.pt
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil elianes@unisinos.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

Resumo

Resumo: A evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação também digitais propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada pela conectividade entre diferentes entidades, o que tem provocado mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. No entanto, não se imaginava, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus que inviabilizou a presença física de professores e estudantes no espaço geográfico das instituições educacionais, e obrigou os professores a transpor metodologias e práticas, adotadas em salas de aula presencial física, para os meios online, resultando em práticas de ensino remoto, de ensino a distância, distintas das práticas consolidadas neste domínio e sustentadas pela pesquisa na área. Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica é, por um lado, contribuir para  delimitação de conceitos fundamentais no domínio da Educação mediada pelo digital, como Ensino Remoto ou Ensino a Distância, Educação a Distância ou eLearning, dentre outros e que muitas vezes são usados de forma indiferenciada sem rigor conceitual, e por outro, apresentar a proposição de um novo conceito e paradigma que designámos de Educação Digital OnLife.

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Biografia do Autor

José António Moreira, Universidade Aberta de Portugal (UAB), Porto, Douro Litoral, Portugal jmoreira@uab.pt

  • Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta.
  • Doutor e Mestre em Ciências da Educação. Licenciado em História da Arte.
  • Membro Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra.
  • Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta. 
  •  Membro de conselhos editoriais e revisor de revistas científicas na área da Educação e das Tecnologias Digitais.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil elianes@unisinos.br

Eliane Schlemmer é Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Pós-Doutora em Educação - Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal - Universidade Aberta de Portugal, Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES), professora visitante na Universidade Aberta de Portugal - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. É conceptora e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004. É pesquisadora-colaboradora da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO/UAb-PT (http://umielo.uab.pt/) e do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP (http://www.atopos.com.br/). É International Co-Chairs of Immersive Learning Research Network - iLRN (https://immersivelrn.org/). É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ ? (parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG) ?Fantasmas no Museu?, do Pervasive Augmented Reality Game ?In Vino Veritas®? e "Ágora do Saber" e, do app Obsidian Catch. É também conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual ? ECODI e Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal - ECHIM, de metodologias inventivas e práticas pedagógicas inventivas e simpoiéticas. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria na área da Educação, Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Educação OnLIFE, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologia Inventivas. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação ? em nível de especialização, mestrado e doutorado e; em assessoria, consultoria e capacitação na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa. (incluindo Secretarias Municipais de Educação, Redes de Escolas Particulares e Empresas). Atua também como conferencista e palestrante em eventos internacionais e nacionais. Entre os internacionais estão conferências e/ou palestras realizadas na Universidad Jesuita de Guadalajara ? ITESO ? Guadalajara (México); na Universidad Iberoamericana de Leon ? Leon (México); na Universidad Católica del Uruguay ? Montevideo (Uruguai); na Libera Università Maria Ss. Assunta ? LUMSA ? Roma (Itália); no IUFM / Université Claude Bernard Lyon 1? Lyon (França) e no Lincoln Institute of Land Policy - Cambridge, MA. Possui diversos artigos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA e Europa. É autora de livros entre eles: ?m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua? - Pearson Prentice Hall, 2011, ?Comunidades de Aprendizagem e de Prática em Metaversos? - Cortez, 2012, ?Learning in Metaverses: Co-Existing in Real Virtuality?, IGI Global (EUA), 2015 e HUMAN SMART CITIES: Theories, practices, case studies for intelligent cities today - Detay Yauyinclilik (Turquia), 2018.

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Publicado

13-05-2020

Como Citar

MOREIRA, J. A. .; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos