Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
-
A submissão segue as Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos, informando os dados requeridos pelo documento suplementar.
-
A submissão deve incluir, além do artigo/ensaio visual/resenha, o documento suplementar.
-
O trabalho deve passar por revisão profissional de ortografia e regras da ABNT [6023:2018] antes de ser submetido.
-
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
-
Sempre que possível, fornecer URLs para as referências utilizadas.
-
O texto deve seguir as normas de formatação informadas abaixo, de acordo com o tipo de submissão: artigo, ensaio visual ou resenha. Submissões em formato de trabalho de conclusão de curso (TCC), relatórios de estágio/pesquisa, relato, etc. devem se adequar ao formato desejado para publicação: artigo, ensaio visual ou resenha.
-
O trabalho discute resultados, estudos ou reflexão acerca de ações da extensão universitária e sua relação com a pesquisa e o ensino; cultura e áreas relacionadas; educação e o processo de ensino-aprendizagem.
-
O trabalho deve conter no máximo 5 autores. A partir de 2019, pelo menos um(a) deve ser mestre ou doutor(a) para Ensaios Visuais ou Resenhas. No caso de artigos, pelo menos um(a) deve ser doutor(a).
-
Cada autor poderá publicar 02 (dois) trabalhos por ano.
- Todas as submissões para a Revista UFG estão sujeitas a tradução para língua inglesa e espanhola. Após aprovada para publicação, a possibilidade de tradução será avaliada e, em caso positivo, as traduções em línguas estrangeiras serão futuramente publicadas. A publicação do artigo em sua língua original tem prioridade e não será afetada por atraso na tradução.
-
A Revista UFG não cobra nenhum tipo de taxa em nenhum momento do processo de submissão e segue as diretrizes da licença CC BY.
-
A Revista UFG submete todos os trabalhos ao software de verificação de plágio, o Crossref Similarity Check.
-
A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado.
Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas
Este Dossiê se constitui como um espaço de reflexões e debates decoloniais como caminhos possíveis para problematizações históricas, antropológicas, sociológicas e das mais diversas áreas educacionais, ancorados nas especificidades dos povos do campo, das águas e das florestas, das comunidades indígenas e quilombolas. A intenção é criar um espaço de estudo e reflexão para propostas de ensino problematizadoras, críticas e potencializadoras para a formação da consciência crítica e emancipatória. A partir dessas questões, pretendemos reunir professoras, professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores para partilharem e refletirem coletivamente sobre experiências docentes, pesquisas, práticas de ensino e ações extensionistas. Nosso intuito é ampliar as discussões teóricas, práticas e metodológicas que reflitam sobre o Ensino das mais variadas áreas do conhecimento e suas interfaces com a Educação do Campo, a Educação Indígena e a Educação Quilombola, assim como as que envolvam a interculturalidade, os passados sensíveis, as práticas de ensino, a formação docente e vivências educacionais. Por fim, o presente Dossiê almeja se configurar como um espaço de problematização de estudos que fomentem o debate sobre perspectivas conceituais, metodológicas e dialógicas que colaborem com a compreensão do lugar e dos protagonismos dessas comunidades na constituição histórica e social da formação brasileira.
Período para recebimento de submissões: De 20 de maio de 2024 até 31 de agosto de 2024.
Declaração de Direito Autoral
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM através deste link.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.