Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • A submissão segue as Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos, informando os dados requeridos pelo documento suplementar.

  • A submissão deve incluir, além do artigo/ensaio visual/resenha, o documento suplementar.

  • O trabalho deve passar por revisão profissional de ortografia e regras da ABNT [6023:2018] antes de ser submetido.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • Sempre que possível, fornecer URLs para as referências utilizadas.

  • O texto deve seguir as normas de formatação informadas abaixo, de acordo com o tipo de submissão: artigo, ensaio visual ou resenha. Submissões em formato de trabalho de conclusão de curso (TCC), relatórios de estágio/pesquisa, relato, etc. devem se adequar ao formato desejado para publicação: artigo, ensaio visual ou resenha.

  • O trabalho discute resultados, estudos ou reflexão acerca de ações da extensão universitária e sua relação com a pesquisa e o ensino; cultura e áreas relacionadas; educação e o processo de ensino-aprendizagem.


  • O trabalho deve conter no máximo 5 autores. A partir de 2019, pelo menos um(a) deve ser mestre ou doutor(a) para Ensaios Visuais ou Resenhas. No caso de artigos, pelo menos um(a) deve ser doutor(a).

  • Cada autor poderá publicar 02 (dois) trabalhos por ano.

  • Todas as submissões para a Revista UFG estão sujeitas a tradução para língua inglesa e espanhola. Após aprovada para publicação, a possibilidade de tradução será avaliada e, em caso positivo, as traduções em línguas estrangeiras serão futuramente publicadas. A publicação do artigo em sua língua original tem prioridade e não será afetada por atraso na tradução.
  • A Revista UFG não cobra nenhum tipo de taxa em nenhum momento do processo de submissão e segue as diretrizes da licença CC BY.

  • A Revista UFG submete todos os trabalhos ao software de verificação de plágio, o Crossref Similarity Check.

  • A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado.

Diretrizes para Autores

A Revista UFG publica trabalhos que expressem a relação entre extensão, pesquisa e ensino. O foco da Revista está nas atividades de extensão universitária e cultura como condição para publicação.

A Revista UFG considera a extensão como uma ação realizada junto à comunidade externa à Instituição de Educação Superior pela integração do conhecimento advindo do ensino e da pesquisa, considerando as necessidades do público com o objetivo de interagir e desenvolver a realidade social.

A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Em caso de trabalhos submetidos que não cumprirem as Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos e não incluírem o Documento Suplementar, de acordo com o modelo, o(a) autor(a) principal será comunicado(a) e a submissão será excluída para que os(as) autores(as) possam submeter novamente com as correções cabíveis.

Links:

- Modelo de Documento Suplementar

- Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos

- Termo de Autorização de Uso de Imagem (apenas para trabalhos que incluam imagens)

NORMAS PARA ARTIGOS

Os artigos deverão ter um mínimo de 25.000 e um máximo de 40.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências.

Configuração de página: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Todas as folhas do original devem ser numeradas na margem superior direita.

Estrutura do artigo

  1. título em português;
  2. título em inglês;
  3. título em espanhol
  4. resumo em português e palavras-chave;
  5. abstract e keywords (resumo e palavras-chave em inglês); 
  6. resumen e palabras clave (resumo e palavras-chave em espanhol)

O título deve conter, no máximo, 12 palavras, em fonte Times New Roman, CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), em negrito, tamanho 14 na língua original do artigo, tamanho 12 nas outras línguas.

As palavras-chave devem estar em ordem alfábetica e separadas por ponto. Exemplo: Comunicação. Cultura. Extensão. Universidade.

Os subtítulos "Resumo", "Abstract" e "Resumen" devem estar em negrito, seguidos de dois pontos (:) e o texto do resumo. O texto do resumo deve ter no máximo 1000 caracteres com espaços, alinhamento justificado, fonte tamanho 12, espaçamento simples. Quanto ao conteúdo, deve apresentar o tema geral, o problema situado na comunidade, objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões.

O texto do artigo poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deverá ser submetido em formato docx. ou doc. (Microsoft Word, Google Docs, OpenOffice), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha. 

Sub-títulos devem vir em negrito e CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo),  alinhamento justificado, fonte Times New Roman tamanho 12.

Não serão aceitas notas explicativas. Porém, abre-se exceção para casos de extrema necesidade, como, por exemplo, em artigos traduzidos para línguas estrangeiras.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem ter alinhamento centralizado, vir numerados na sequência em que aparecerem e sempre citados no corpo do texto. Exemplo: Tabela 1. Título.; Imagem 1. Título.; Quadro 2. Título

Tabelas e quadros devem ter fonte Times New Roman, tamanho 10, encabeçados por seu respectivo título, fonte tamanho 10, alinhamento centralizado. O autor do texto deve informar os créditos referentes ao que utilizou no corpo do texto, inserindo a "Fonte", em tamanho 10, alinhamento centralizado. As figuras trarão Título acima e Fonte abaixo da figura.  Para fotografias e imagens será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos.

Obs.: quadros possuem apenas textos e tabelas possuem dados numéricos.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

NORMAS PARA AS RESENHAS

Configuração de página: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Todas as folhas do original devem ser numeradas na margem superior direita.

Extensão do texto: A resenha, incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – não deverá ultrapassar o limite de 10.000 caracteres, incluindo espaços entre palavras.

A resenha deverá ser submetida em formato docx. ou doc. (Microsoft Word, Google Docs, OpenOffice), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha. 

Estrutura da resenha: No início da primeira página da resenha deverá constar título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.

Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

 

NORMAS PARA OS ENSAIOS VISUAIS

As imagens podem ser fotos, desenhos, ilustrações, colagens ou pinturas. O(a) autor(a) do ensaio visual deve apresentar uma autorização de uso das imagens

Estrutura do ensaio: Pode conter de 6 a 15 imagens com texto de apresentação, créditos e legendas. 

  • Texto de apresentação (com até 2.500 caracteres);
  • Legendas (com no máximo 400 caracteres);
  • Créditos das imagens (autoria, local e ano de produção).

O texto deve ser enviado em formato doc. ou docx. (Microsoft Word, Google Docs, OpenOffice, etc.) com as imagens inseridas ao longo do mesmo. Ressaltamos que as imagens devem ser enviadas em formato .jpg, .gif ou .png, com 1.2M e 300dpi, nomeadas sequencialmente de acordo com a ordem de exposição da seguinte forma: sobrenome_nome do(a) autor(a)_01 etc.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

Observação: os trabalhos que possuírem imagens e fotografias devem submeter o trabalho com a inclusão do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM do(a) autor(a) e dos indivíduos que são expostos na imagem/fotografia.

Segue link do TERMO: 

- Termo de Autorização do Uso de Imagem

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  1. Adequação da temática ao escopo da revista:  trata de trabalho que possui relação com a extensão, cultura, pesquisa e/ou ensino.
  2. Apresentação do Resumo, Abstract e Resumen contendo tema geral, o problema situado na comunidade, objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões.  
  3. Clareza na introdução do trabalho, apresentação do objeto,  dos objetivos e da estrutura do mesmo.
  4. Coerência na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  7. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa ou na língua escrita do texto.
  8. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT.
  9. Citação dos autores e das obras elencadas nas referências.
  10. O trabalho deve possuir no máximo 5 autores. Desde 2019, pelo menos um(a) deve ser mestre ou doutor (a) para Ensaios Visuais ou Resenhas. Quanto aos artigos e relatos de experiência, pelo menos um(a) deve ser doutor(a).
  11.  A Revista UFG é membro do Crossref Similarity Check que é uma iniciativa entre iThenticate e Crossref© para prevenir o plágio acadêmico e profissional. É uma ferramenta de rastreio de plágio disponível, em que verifica e registra as alterações nos artigos. Assim, após a avaliação dos pareceristas duplo-cego, caso o trabalho seja aprovado, o mesmo é verificado no Crossref Similiarity Check antes do resultado final aos autores.

 

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas

Este Dossiê se constitui como um espaço de reflexões e debates decoloniais como caminhos possíveis para problematizações históricas, antropológicas, sociológicas e das mais diversas áreas educacionais, ancorados nas especificidades dos povos do campo, das águas e das florestas, das comunidades indígenas e quilombolas. A intenção é criar um espaço de estudo e reflexão para propostas de ensino problematizadoras, críticas e potencializadoras para a formação da consciência crítica e emancipatória. A partir dessas questões, pretendemos reunir professoras, professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores para partilharem e refletirem coletivamente sobre experiências docentes, pesquisas, práticas de ensino e ações extensionistas. Nosso intuito é ampliar as discussões teóricas, práticas e metodológicas que reflitam sobre o Ensino das mais variadas áreas do conhecimento e suas interfaces com a Educação do Campo, a Educação Indígena e a Educação Quilombola, assim como as que envolvam a interculturalidade, os passados sensíveis, as práticas de ensino, a formação docente e vivências educacionais. Por fim, o presente Dossiê almeja se configurar como um espaço de problematização de estudos que fomentem o debate sobre perspectivas conceituais, metodológicas e dialógicas que colaborem com a compreensão do lugar e dos protagonismos dessas comunidades na constituição histórica e social da formação brasileira.

Período para recebimento de submissões: De 20 de maio de 2024 até 31 de agosto de 2024.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.