Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outro periódico; caso contrário, deve-se apresentar justificativa em “Comentários ao editor”.

  • A submissão deve seguir as orientações para preenchimento do perfil de autores no momento da submissão de trabalhos, informando os dados solicitados no documento suplementar.

  • Além do artigo, ensaio visual ou resenha, a submissão deve incluir o documento suplementar.

  • O trabalho deve passar por uma revisão profissional de ortografia e das regras da ABNT [6023:2018] antes de ser submetido.

  • O arquivo de submissão deve estar em um dos seguintes formatos: Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • Sempre que possível, fornecer URLs para as referências utilizadas.

  • O texto deve seguir as normas de formatação informadas abaixo, de acordo com o tipo de submissão: artigo, ensaio visual ou resenha. Trabalhos em formato de TCC, relatórios de estágio/pesquisa, relatos etc., devem se adequar ao formato desejado para publicação: artigo, ensaio visual ou resenha.

  • O trabalho deve apresentar resultados, estudos ou reflexões sobre: ações de extensão universitária e sua relação com a pesquisa e o ensino; o universo artístico e cultural; o campo da educação e o processo de ensino-aprendizagem. A Revista UFG possui escopo inter e multidisciplinar.


  • O trabalho deve ter no máximo cinco autores. A partir de 2019, pelo menos um dos autores deve ser mestre ou doutor para ensaios visuais ou resenhas. No caso de artigos, pelo menos um dos autores deve ser doutor.

  • Cada autor poderá publicar até 2 (dois) trabalhos por ano, desde que esses trabalhos atendam aos critérios estabelecidos.

  • Todas as submissões à Revista UFG estão sujeitas à tradução para as línguas inglesa e espanhola. Após a aprovação para publicação, a possibilidade de tradução será avaliada e, em caso positivo, as versões em línguas estrangeiras serão publicadas posteriormente. A publicação do trabalho em sua língua original terá prioridade e não será afetada por eventuais atrasos na tradução.
  • A Revista UFG não cobra taxas em nenhuma etapa do processo editorial, desde a submissão até a publicação, e adota as diretrizes da licença Creative Commons Attribution (CC BY).

  • Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG são verificados pelo software de detecção de plágio Crossref Similarity Check.

  • A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do conselho editorial científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Diretrizes para Autores

A Revista UFG publica trabalhos que expressem a relação entre extensão, pesquisa, ensino e cultura. O escopo da revista abrange atividades de extensão universitária e cultura, consideradas como condição para publicação.

A Revista UFG considera a extensão como uma ação realizada junto à comunidade externa à Instituição de Educação Superior, pela integração do conhecimento oriundo do ensino e da pesquisa, levando em consideração as necessidades do público e tendo como objetivo a interação e o desenvolvimento da realidade social.

Os trabalhos submetidos que não atenderem às orientações para o preenchimento do perfil dos autores no ato da submissão, bem como aqueles que não incluírem o Documento Suplementar conforme o modelo estabelecido, terão suas submissões excluídas pela equipe editorial da Revista UFG. Nesses casos, o(a) autor(a) principal será notificado(a) da decisão e convidado(a) a realizar uma nova submissão com as devidas correções.

 

DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVOS-MODELO PARA SUBMISSÃO:

Estes documentos são modelos e devem ser baixados ou salvos no computador do(a) autor(a).

- Modelo de Documento Suplementar

- Modelo de submissão para artigos

- Modelo de submissão para resenhas

- Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos

 

NORMAS PARA ARTIGOS

Os artigos devem ter entre 25.000 e 40.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências. (Confira o modelo de formatação no link acima.)

A configuração da página deve ser de 3 cm na margem superior e esquerda e de 2 cm na margem inferior e direita. Todas as páginas do original devem ser numeradas no canto superior direito.

Estrutura do artigo

  1. título em português;
  2. título em inglês;
  3. título em espanhol
  4. resumo em português e palavras-chave;
  5. abstract e keywords (resumo e palavras-chave em inglês); 
  6. resumen e palabras clave (resumo e palavras-chave em espanhol)

O título deve conter, no máximo, 12 palavras, em fonte Times New Roman, caixa alta (todas as letras em maiúsculo), em negrito, tamanho 14 na língua original do artigo e tamanho 12 nas demais línguas.

As palavras-chave devem estar em ordem alfabética e separadas por ponto. Exemplo: Comunicação. Cultura. Extensão. Universidade.

Os subtítulos "Resumo", "Abstract" e "Resumen" devem estar em negrito, seguidos de dois pontos (:) e pelo texto do resumo. Esse texto deve ter no máximo 1000 caracteres com espaços, alinhamento justificado, fonte tamanho 12 e espaçamento simples. Quanto ao conteúdo, deve apresentar o tema geral, o problema situado na comunidade, os objetivos, a metodologia, os principais resultados e as conclusões.

O texto do artigo poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol e deve ser submetido em formato .docx ou .doc (Microsoft Word, Google Docs ou OpenOffice). Ele deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas e parágrafos, e recuo de 2 cm na primeira linha. 

Os subtítulos devem ser apresentados em negrito, em caixa alta (todas as letras em maiúsculo), com alinhamento justificado e fonte Times New Roman, tamanho 12.

Notas explicativas não serão aceitas, exceto em casos de extrema necessidade, como, por exemplo, em artigos traduzidos para línguas estrangeiras.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas): devem ter alinhamento centralizado, ser numerados na ordem em que aparecem no texto e sempre citados no corpo do texto.  Exemplos: Tabela 1. Título.; Imagem 1. Título.; Quadro 2. Título.

Tabelas e quadros: devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 10, encabeçados por seus respectivos títulos, também em fonte tamanho 10 e alinhamento centralizado. As figuras devem apresentar o título acima e a indicação da fonte abaixo de cada figura. 

Para fotografias e imagens, será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos.

Observação: os quadros apresentam apenas textos, enquanto tabelas contêm dados numéricos.

Todos os artigos devem passar por revisão ortográfica e de adequação às normas da ABNT. O nome e os dados do(a) profissional responsável pela revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o artigo no momento da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

 

NORMAS PARA AS RESENHAS

Configuração da página: margens superior e esquerda de 3 cm; margens inferior e direita de 2 cm. Todas as páginas do original devem ser numeradas no canto superior direito.

Extensão do texto: a resenha, incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas, não deve ultrapassar o limite de 10.000 caracteres, incluindo espaços.

A resenha deve ser submetida em formato .doc ou .docx (Microsoft Word, Google Docs ou OpenOffice), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas e parágrafos, e recuo de 2 cm na primeira linha.

No início da primeira página da resenha devem constar o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e os dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, número total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.

Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas.

Todas as resenhas devem passar por revisão ortográfica e de adequação às normas da ABNT. O nome e os dados do(a) profissional responsável pela revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

 

NORMAS PARA OS ENSAIOS VISUAIS

As imagens podem ser fotos, desenhos, ilustrações, colagens ou pinturas. O autor do ensaio visual deve apresentar uma autorização de uso das imagens.

O ensaio pode conter de 6 a 15 imagens, com texto de apresentação, créditos e legendas. 

  • Texto de apresentação: até 2.500 caracteres;
  • Legendas: até 400 caracteres cada;
  • Créditos das imagens: autoria, local e ano de produção.

O texto deve ser enviado em formato .doc ou .docx (Microsoft Word, Google Docs, OpenOffice etc.), com as imagens inseridas ao longo do documento. Ressalta-se que as imagens devem ser enviadas em formato .jpg, .gif ou .png, com tamanho de 1,2 MB e resolução de 300 dpi, nomeadas sequencialmente de acordo com a ordem de exposição, da seguinte forma: sobrenome_nome do(a) autor(a)_01, sobrenome_nome do(a) autor(a)_02, e assim por diante.

Todas as citações e referências devem ser apresentadas conforme a norma ABNT NBR 6023:2018 — Informação e documentação — Referências — Elaboração.

Todos os trabalhos devem passar por revisão profissional ortográfica e de adequação às normas da ABNT. O nome e os dados do(a) profissional responsável pela revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

Observação: os trabalhos que contenham imagens ou fotografias devem ser acompanhados do Termo de Autorização de Uso de Imagem do(a) autor(a) e dos indivíduos expostos na imagem/fotografia.

Segue link do TERMO: 

- Termo de Autorização do Uso de Imagem

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  1. Adequação da temática ao escopo da revista: o trabalho deve apresentar relação com a extensão, a cultura, a pesquisa e/ou o ensino.
  2. O resumo, o abstract e o resumen devem conter o tema geral, o problema situado na comunidade, os objetivos, a metodologia, os principais resultados e as conclusões.
  3. Clareza na introdução: deve haver apresentação adequada do objeto de estudo, dos objetivos e da estrutura do trabalho.
  4. Coerência na estrutura do texto: considerando-se o procedimento teórico-metodológico e os objetivos propostos.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  7. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa ou na língua escrita do texto.
  8. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT.
  9. Citação dos autores e das obras elencadas nas referências.
  10. O trabalho pode ter no máximo cinco autores. Desde 2019, exige-se que pelo menos um(a) dos autores seja mestre ou doutor(a) para Ensaios Visuais ou Resenhas. No caso de artigos e relatos de experiência, pelo menos um(a) autor(a) deve ser doutor(a).
  11. A Revista UFG é membro do Crossref Similarity Check, uma iniciativa conjunta entre iThenticate e Crossref© para a prevenção do plágio acadêmico e profissional.  É uma ferramenta de verificação de similaridade que rastreia e registra possíveis ocorrências de plágio nos artigos submetidos. Assim, antes da avaliação pelos pareceristas no sistema de duplo-cego, o manuscrito será submetido à verificação pelo Crossref Similarity Check. Caso a ferramenta identifique alta similaridade ou o reaproveitamento de textos já publicados em outros meios sob a autoria do(a) mesmo(a) autor(a), de forma ipsis litteris e sem a devida referência, a Revista UFG devolverá o manuscrito com a recomendação de que sejam realizadas as adequações necessárias e, posteriormente, efetuada uma nova submissão.
  12. Caso o trabalho receba pareceres favoráveis, será aceito para publicação sob a condição de que todas as recomendações dos avaliadores sejam atendidas. O(a)(s) autor(es)(as) tem direito de discordar dessa obrigação, devendo, nesse caso, apresentar justificativas devidamente fundamentadas no prazo de até quinze dias. A equipe editorial da Revista UFG avaliará a solicitação.

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas

Este Dossiê se constitui como um espaço de reflexões e debates decoloniais como caminhos possíveis para problematizações históricas, antropológicas, sociológicas e das mais diversas áreas educacionais, ancorados nas especificidades dos povos do campo, das águas e das florestas, das comunidades indígenas e quilombolas. A intenção é criar um espaço de estudo e reflexão para propostas de ensino problematizadoras, críticas e potencializadoras para a formação da consciência crítica e emancipatória. A partir dessas questões, pretendemos reunir professoras, professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores para partilharem e refletirem coletivamente sobre experiências docentes, pesquisas, práticas de ensino e ações extensionistas. Nosso intuito é ampliar as discussões teóricas, práticas e metodológicas que reflitam sobre o Ensino das mais variadas áreas do conhecimento e suas interfaces com a Educação do Campo, a Educação Indígena e a Educação Quilombola, assim como as que envolvam a interculturalidade, os passados sensíveis, as práticas de ensino, a formação docente e vivências educacionais. Por fim, o presente Dossiê almeja se configurar como um espaço de problematização de estudos que fomentem o debate sobre perspectivas conceituais, metodológicas e dialógicas que colaborem com a compreensão do lugar e dos protagonismos dessas comunidades na constituição histórica e social da formação brasileira.

Período para recebimento de submissões: De 20 de maio de 2024 até 31 de agosto de 2024.

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo

O presente Dossiê visa publicar artigos do campo didático que tem por objeto de estudo o ensino contextualizado e sua relação com a ensinagem, ou seja, um ensino que gere aprendizagem. Adota-se o desafio de um ensino problematizador, participativo e dialógico, no qual estudantes problematizem a realidade, selecionem metatemas e busquem pensar complexo, religando conhecimento a fim de aprofundar compreensão, sensibilidade e consciência sobre o tema em estudo por meio de uma razão sensível.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.