O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto está espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e passou por revisão de linguagem antes de sua submissão. 

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • O trabalho trata de resultado, estudo, ensaio, reflexão ou relato de ações que tratem da extensão universitária e sua relação com a pesquisa e o ensino.
  • O trabalho possui no máximo 5 autores, sendo que (a partir de 2019) pelo menos um (a) deve ser mestre ou doutor (a) para Ensaios Visuais ou Resenhas e pelo menos um (a) deve ser doutor (a) para artigos ou relatos de experiência.

Diretrizes para Autores

Atenção! A Revista UFG publica trabalhos que expressem a relação entre extensão, pesquisa e ensino. O foco da Revista está nas atividades de extensão  e cultura como condição para publicação.

A Revista UFG considera a extensão como uma ação realizada junto à comunidade externa à Instituição de Educação  pela integração do conhecimento advindo do ensino e da pesquisa, considerando as necessidades do público com o objetivo de interagir e desenvolver a realidade social.

A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

O texto poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deverá ser digitado em programa Word for Windows, usando o formato DOC, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha. Configuração de página: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Todas as folhas do original devem ser numeradas na margem superior direita.

Artigo e Relato de Experiência deverá ter um mínimo de 25.000 e um máximo de 40.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumos, palavras-chave e referências.

O título do artigo deve ter, no máximo, 12 palavras, digitado em fonte tipo Times New Roman, CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), em negrito, tamanho 14 na língua original do artigo.

O TRABALHO DEVE APRESENTAR A SEGUINTE ESTRUTURA: título em português; resumo (máximo de 1.000 caracteres com espaços); três a cinco palavras-chave  separadas por ponto; título em inglês; abstract; keywords; título em espanhol; resumen e palabras clave, nesta ordem.

Exemplo:

Palavras-chave: Extensão. Cultura. Comunicação.

O resumo deve apresentar o tema geral, o problema situado na comunidade, objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) serão numerados na sequência em que aparecerem e sempre citados no corpo do texto. Tabelas e quadros devem ser encabeçados por seu respectivo Título. As figuras trarão a sua legenda textual (Título) imediatamente abaixo. O autor do texto deve informar os créditos referentes ao que utilizou no corpo do texto, inserindo abaixo do Título a "Fonte".  Para fotografias e imagens será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos.

Obs.: quadros possuem apenas textos e tabelas possuem dados numéricos.

Sub-títulos devem vir em negrito e CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo),  alinhados à esquerda,  fonte tamanho 12.

Não serão aceitas notas explicativas.

Todas as citações deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos.

As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se resumir ao último sobrenome do autor, à data de publicação da obra e à pagina, quando pertinente, conforme o exemplo: (NUNES, 2008, p. 32).

As citações com mais de três linhas devem ter recuo à esquerda de 4.0 cm, tamanho 10 e entrelinha simples, separando-as do corpo do texto com um espaço antes e outro depois.

As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “.....”.

Usar itálico para expressões em destaque, termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

As referências deverão ser apresentadas ao final do artigo, em ordem alfabética. Para ênfase ou destaque utilizar negrito e não itálico. As referências deverão ser alinhadas somente à esquerda, em espaçamento simples entre linhas. Consulte a norma da ABNT 6023:2018 informação e documentação-referências.

Exemplos:

a) Livro com um autor: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em negrito. Cidade da editora: editora, ano.


b) Livro com dois autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome;  SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Cidade da editora: editora, ano.


c) Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Titulo do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Numero da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

d) Artigo de periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Titulo do artigo (sem destaque), Título do periódico em negrito, volume e número do periódico, Número da página ou intervalo utilizado, data de publicação.

e) Anais: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings em Negrito), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

f)Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Título do periódico em negrito, volume e número do periódico, Número da página ou intervalo utilizado, data de publicação. Disponível em:  (insere o endereço da internet do trabalho). Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) e ano.

g) Tese: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito: subtítulo se houver. Ano de defesa. Numero total de folhas. Tese (Doutorado em “área do curso‟) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

h) Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverá ser encaminhada uma declaração assinada por cada um dos autores com os seguintes itens: título do trabalho em português, inglês e espanhol, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) do número do endereço eletrônico/número do ORCID, de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica e IES realizada, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail, telefone, fax e ciência/assinatura de cada autor. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência que deverá aparecer no texto, com os dados completos de cada um, inclusive ORCID e breve curriculum vitae.

 

 

NORMAS PARA AS RESENHAS

Editor de texto: Word for Windows, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e margem direita de dois cm e com fonte Times New Roman de corpo 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5.

A extensão da resenha – incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – não deverá ultrapassar o limite de 10.000 caracteres, incluindo espaços entre palavras.

No início da primeira página da resenha deverá constar título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.

As citações deverão ser apresentadas entre parênteses no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte citada, a data de publicação e, se for o caso, a(s) página(s) citada(s), seguindo as normas da ABNT.

As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas.

Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverá ser encaminhada uma declaração assinada por cada um dos autores com os seguintes itens: título do trabalho em português, inglês e espanhol, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) do número do endereço eletrônico/número do ORCID, de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica e IES realizada, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail, telefone, fax e ciência/assinatura de cada autor. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência que deverá aparecer no texto, com os dados completos de cada um, inclusive ORCID e breve curriculum vitae.

 

NORMAS PARA OS ENSAIOS VISUAIS

De 6 a 15 imagens com texto de apresentação, créditos e legendas: O ensaio deve conter um texto de apresentação (com até 2.500 caracteres), legendas (com no máximo 400 caracteres) e os créditos das imagens (autoria, local e ano de produção). As imagens podem ser fotos, desenhos, ilustrações, colagens ou pinturas. O(a) autor(a) do ensaio visual deve apresentar uma autorização de uso das imagens. O texto deve ser enviado em Word com as imagens inseridas ao longo do mesmo. Porém, as imagens também devem ser enviadas em formato .jpg, .gif ou .png, com 1.2M e 300dpi, nomeadas sequencialmente de acordo com a ordem de exposição da seguinte forma: sobrenome_nome do(a) autor(a)_01 etc.

Em arquivo separado, submetido como documento suplementar, deverá ser encaminhada uma declaração assinada por cada um dos autores com os seguintes itens: título do trabalho em português, inglês e espanhol, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) do número do endereço eletrônico/número do ORCID, de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica e IES realizada, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail, telefone, fax e ciência/assinatura de cada autor. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência que deverá aparecer no texto, com os dados completos de cada um, inclusive ORCID e breve curriculum vitae.

Observação: os trabalhos que possuírem imagens e fotografias devem submeter o trabalho com a inclusão do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM do (a) autor (a) e dos indivíduos que são expostos na imagem/fotografia.

Segue link do TERMO: 

https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  1. Adequação da temática ao escopo da revista:  trata de trabalho que possui relação com a extensão e/ou cultura
  2. Apresentação do Resumo, Abstract e Resumen contendo objetivo, referencial teórico, procedimento metodológico, resultado(s) e palavras-chave.  
  3. Clareza na introdução do trabalho, apresentação do objeto,  dos objetivos e da estrutura do mesmo.
  4. Coerência na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  7. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa ou na língua escrita do texto.
  8. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT.
  9. Citação dos autores e das obras elencadas nas referências.
  10. O trabalho possui no máximo 5 autores, sendo que (a partir de 2019) pelo menos um (a) deve ser mestre ou doutor (a) para Ensaios Visuais ou Resenhas e pelo menos um (a) deve ser doutor (a) para artigos ou relatos de experiência.
  11.  A Revista UFG é membro do Crossref Similarity Check que é uma iniciativa entre iThenticate e Crossref©   para prevenir o plágio acadêmico e profissional. É uma ferramenta de rastreio de plágio disponível, em que verifica e registra as alterações nos artigos. Assim, após a avaliação dos pareceristas duplo-cego, caso o trabalho seja aprovado, o mesmo é verificado no Crossref Similiarity Check antes do resultado final aos autores.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.