Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição deve ser original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outro periódico; caso contrário, deve-se apresentar justificativa em “Comentários ao editor”.
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A submissão deve seguir as orientações para preenchimento do perfil de autores no momento da submissão de trabalhos, informando os dados solicitados no documento suplementar.
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Além do artigo, ensaio visual ou resenha, a submissão deve incluir o documento suplementar.
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O trabalho deve passar por uma revisão profissional de ortografia e das regras da ABNT [6023:2018] antes de ser submetido.
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O arquivo de submissão deve estar em um dos seguintes formatos: Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
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Sempre que possível, fornecer URLs para as referências utilizadas.
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O texto deve seguir as normas de formatação informadas abaixo, de acordo com o tipo de submissão: artigo, ensaio visual ou resenha. Trabalhos em formato de TCC, relatórios de estágio/pesquisa, relatos etc., devem se adequar ao formato desejado para publicação: artigo, ensaio visual ou resenha.
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O trabalho deve apresentar resultados, estudos ou reflexões sobre: ações de extensão universitária e sua relação com a pesquisa e o ensino; o universo artístico e cultural; o campo da educação e o processo de ensino-aprendizagem. A Revista UFG possui escopo inter e multidisciplinar.
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O trabalho deve ter no máximo cinco autores. A partir de 2019, pelo menos um dos autores deve ser mestre ou doutor para ensaios visuais ou resenhas. No caso de artigos, pelo menos um dos autores deve ser doutor.
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Cada autor poderá publicar até 2 (dois) trabalhos por ano, desde que esses trabalhos atendam aos critérios estabelecidos.
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Todas as submissões à Revista UFG estão sujeitas à tradução para as línguas inglesa e espanhola. Após a aprovação para publicação, a possibilidade de tradução será avaliada e, em caso positivo, as versões em línguas estrangeiras serão publicadas posteriormente. A publicação do trabalho em sua língua original terá prioridade e não será afetada por eventuais atrasos na tradução.
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A Revista UFG não cobra taxas em nenhuma etapa do processo editorial, desde a submissão até a publicação, e adota as diretrizes da licença Creative Commons Attribution (CC BY).
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Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG são verificados pelo software de detecção de plágio Crossref Similarity Check.
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A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do conselho editorial científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas
Este Dossiê se constitui como um espaço de reflexões e debates decoloniais como caminhos possíveis para problematizações históricas, antropológicas, sociológicas e das mais diversas áreas educacionais, ancorados nas especificidades dos povos do campo, das águas e das florestas, das comunidades indígenas e quilombolas. A intenção é criar um espaço de estudo e reflexão para propostas de ensino problematizadoras, críticas e potencializadoras para a formação da consciência crítica e emancipatória. A partir dessas questões, pretendemos reunir professoras, professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores para partilharem e refletirem coletivamente sobre experiências docentes, pesquisas, práticas de ensino e ações extensionistas. Nosso intuito é ampliar as discussões teóricas, práticas e metodológicas que reflitam sobre o Ensino das mais variadas áreas do conhecimento e suas interfaces com a Educação do Campo, a Educação Indígena e a Educação Quilombola, assim como as que envolvam a interculturalidade, os passados sensíveis, as práticas de ensino, a formação docente e vivências educacionais. Por fim, o presente Dossiê almeja se configurar como um espaço de problematização de estudos que fomentem o debate sobre perspectivas conceituais, metodológicas e dialógicas que colaborem com a compreensão do lugar e dos protagonismos dessas comunidades na constituição histórica e social da formação brasileira.
Período para recebimento de submissões: De 20 de maio de 2024 até 31 de agosto de 2024.
Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo
O presente Dossiê visa publicar artigos do campo didático que tem por objeto de estudo o ensino contextualizado e sua relação com a ensinagem, ou seja, um ensino que gere aprendizagem. Adota-se o desafio de um ensino problematizador, participativo e dialógico, no qual estudantes problematizem a realidade, selecionem metatemas e busquem pensar complexo, religando conhecimento a fim de aprofundar compreensão, sensibilidade e consciência sobre o tema em estudo por meio de uma razão sensível.
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