Um, dois ou mais intérpretes em sala de aula? Não se trata apenas de uma questão numérica
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66423Resumo
Atualmente, o aumento de contratação de intérprete de língua de sinais para atuar em contextos educacionais nos faz refletir sobre as condições de trabalho e a necessidade de atuação em equipe de intérpretes em sala de aula. Nesse sentido, levantamos a seguinte problematização: Quais os casos em que seria necessária a interpretação com mais de um intérprete? Questão que buscamos responder por meio de uma revisão narrativa de bibliográfica internacional. Assim, esta pesquisa é baseada em uma abordagem de cunho qualitativo (ANDRÉ, 2000) e inscrita em perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2006). As pesquisas analisadas indicam a necessidade da atuação em equipe considerando aspectos como: a) a questão da interação e da aprendizagem dos alunos surdos; b) a questão de coordenação dos discursos pelos intérpretes; e c) a questão física dos intérpretes. Os estudos ainda indicam que cursos técnicos e de nível superior em períodos de longa aula expositiva o ideal seria a atuação pelo menos em duplas de intérpretes para manter a qualidade da interpretação.
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