Discurso anti-ciência: a desinformação como estratégia de ataque à produção científica
DISINFORMATION AS A STRATEGY FOR ATTACKING SCIENTIFIC PRODUCTION
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66366Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os ataques sofridos nas redes sociais pelo grupo de trabalho de modelagem da COVID-19 da Universidade Federal de Goiás, em decorrência do fechamento das atividades não essenciais de forma intermitente pelo governo do Estado. A partir de uma análise qualitativa, tendo como enfoque o discurso anti-ciência, buscou-se compreender como as fake news e a desinformação levantadas pelos setores que se mostraram contra o fechamento das atividades comerciais, contribuíram para a desqualificação do papel da ciência e para a tentativa de descrédito em relação à função social da universidade pública. Concluiu-se, por meio da análise, que a grade econômica tende a se sobrepor a outros fenômenos da vida social, que não meramente fenômenos econômicos, como no caso, a saúde coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing