A leitura na educação do surdo na Espanha e na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66424Resumo
Este trabalho analisa as políticas educacionais relacionadas às práticas de leitura na população surda na Espanha e na Argentina, à luz das contribuições teóricas vinculadas aos processos de leitura e às dificuldades que surgem nessa população. Para isso, foram discutidas regulamentações oficiais e propostas de ensino de ambos os países sobre a formação de pessoas surdas em geral e sobre práticas de língua escrita em particular. As dificuldades de leitura dos alunos surdos são uma importante barreira para sua participação e progresso que dificulta uma resposta educacional inclusiva nesse grupo. O trabalho aqui apresentado discute os fatores que condicionam os níveis de leitura funcional dos alunos surdos: vocabulário, morfossintaxe e consciência fonológica.
Palavras-chave: Alunos Surdos, Leitura, Políticas Educacionais. Educação Inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.