La lectura en la educación del sordo en España y Argentina
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66424Résumé
Este trabajo analiza las políticas educativas vinculadas con las prácticas de lectura en población sorda en España y Argentina, a la luz de aportes teóricos relacionados con los procesos de lectura y las dificultades que suscitan en esta población. Para ello, se analizaron normativas y propuestas didácticas oficiales de ambos países sobre la educación de la persona sorda en general y sobre las prácticas del lenguaje escrito en particular. Las dificultades lectoras de los estudiantes sordos suponen una barrera importante para su participación y progreso que dificulta una respuesta educativa inclusiva en este colectivo. En el trabajo que aquí se presenta se analizan los factores que condicionan los niveles lectores funcionales de los alumnos sordos: vocabulario, morfosintaxis y conciencia fonológica.
Palabras Clave: Estudiantes sordos, Lectura, Políticas Educativas. Educación Inclusiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


